3 dicas para gravar videoaulas e cativar a audiência - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: Abr 9



O mercado de ensino a distância (EAD) está em constante crescimento. A busca por conteúdos que possam ser consumidos em casa, no trajeto para o trabalho ou em pequenos intervalos do dia-a-dia, está aumentando e despertando o interesse dos usuários atualmente. Por essa razão, produtores de conteúdo individuais ou grandes instituições de ensino estão investindo nas videoaulas.


Se você está dando os primeiros passos dentro do mercado EAD ou se você já está consolidado neste mercado, vamos te apresentar 3 dicas eficientes para gravar videoaulas e cativar a audiência . Confira!


Em 2023, o ensino superior a distância já corresponderá a 51% do mercado.

Fonte: Sagah.


Hoje em dia, muitas pessoas recorrem ao meio digital para aprender sobre um determinado conteúdo, isso, pois, muitas pessoas vêem a internet como ferramenta de informação primária. Além do mais, a internet quebra barreiras, permitindo que a sua videoaula alcance mais pessoas independente da localidade e aumentando as chances de ser compartilhada entre diferentes usuários.


Confira 3 dicas para gravar videoaulas e cativar a audiência!


1. Conheça o seu público


Independente do ramo de atuação, é extremamente fundamental saber e conhecer o público para qual você venderá seu serviço, e se tratando de educação e ensino, esse processo é ainda mais importante. É necessário, por exemplo, adequar a linguagem de acordo com a faixa-etária do seu público, bem como entender o que o usuário objetiva encontrar e/ou aprender com o seu conteúdo.

Uma dica extra é: invista no mercado de nicho. Isso significa direcionar o seu vídeo para um grupo específico e com características similares, como por exemplo, estudantes em preparação para o ENEM.

Através do direcionamento da videoaula para um nicho específico, você passa a focar e concentrar esforços e investimentos de maneira assertiva, atingindo as pessoas certas e garantindo sucesso!


2. Fique atento à velocidade da fala


Outra dica necessária diz respeito à velocidade da fala durante o vídeo. É importante que o discurso seja levemente pausado, lembre-se que através do ensino EAD, quem estiver acompanhando seu conteúdo não possui a chance de interromper, questionar ou solicitar a repetição do que foi dito por não entender, por exemplo.

Neste caso, para não acelerar a sua fala ou torná-la lenta demais, você pode ensaiar repetidas vezes, para de fato demonstrar autoridade no assunto e dessa forma, fazer com que o público sinta-se motivado e entusiasmado do início ao fim.


3. Planeje e divida suas aulas


Em qualquer produção audiovisual, o planejamento é uma etapa primordial, porém, quando nos referimos às videoaulas, é uma fase que merece cuidado dobrado. O sucesso dos seus conteúdos, em maioria, dependerão da maneira em que serão executados e com um bom planejamento as chances de eficácia aumentam em grande escala.

Dentro do planejamento, você pode distribuir os assuntos em diferentes vídeos. Isso garante que o público não se perca com mudanças repentinas e também consiga encontrar o material referente a determinado tema para reassistir.

O ideal é estruturar as suas videoaulas de forma que sigam uma ordem cronológica, assim você evita mencionar um assunto que ainda não foi abordado.


Dica bônus: como gravar videoaulas


Para garantir que você grave ótimas videoaulas e mantenha a audiência cativada, é necessário investir na qualidade dos conteúdos que deseja entregar.

Para iniciar o processo, é válido que você elabore um plano de aula, definindo a temática do vídeo, os seus objetivos e o conteúdo que será passado para não desviar facilmente das propostas que você tem em mente.

Um segundo fator que pode vir a colaborar, é apostar em um bom cenário para gravar as suas videoaulas.


O cenário de um vídeo diz muito sobre a qualidade da gravação, além dos demais elementos citados anteriormente, por essa razão, saber como produzir e gravar conteúdos audiovisuais é essencial para atrair e reter a audiência a favor do seu serviço.

E nós, da produtora de vídeo Recstory podemos te ajudar através de conteúdos explicativos, treinamentos e videoaulas.


Conheça nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco:

(51) 3035-7717

(51) 99539-9671

contato@recstory.com.br

Rua Flores da Cunha, 125

Novo Hamburgo - RS

Produtora de vídeo Recstory de Novo Hamburgo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

©2018 Recstory - Produtora de vídeo em Novo Hamburgo, realiza a produção de filmes institucionais, comerciais, vídeos animados e explicativos para empresas e agências de publicidade e propaganda no Rio Grande do Sul e para outras regiões do Brasil.

contato-produtora-videop