3 dicas para um bom roteiro com depoimentos - Recstory


Produção com depoimentos para a DR Assessoria, realizada pela Recstory


O roteiro é a principal ferramenta para preparar um conteúdo audiovisual. Junto ao briefing, ele garante e facilita a objetividade da produção. Além disso, um roteiro bem escrito conduz o interlocutor com eficiência e ajuda a minimizar erros e imprevistos.


Quando se trata de uma produção com entrevistas, o roteiro contribui ainda mais. O formato, nesse caso, tende a ser um pouco mais complexo e depende do objetivo e das características específicas daquele vídeo com estilo documentário.


Para esclarecer essas e outras questões, no artigo dessa semana vamos mostrar como fazer um roteiro para vídeo com depoimento seguindo 3 dicas. Continue a leitura!

Ao optar por inserir depoimentos em um conteúdo em vídeo, é preciso ter em mente que depoimentos são nada mais, nada menos, do que conversas. E transmiti-los com naturalidade é primordial. Lembre-se: o entrevistado é um reflexo das reações e sensações do entrevistador; e a presença de uma câmera pode deixar a pessoa tímida e/ou fazê-la responder de forma automática ou artificial demais.


Por essa forte influência, tente quebrar o gelo demostrando tranquilidade e segurança, deixando a formalidade de lado, olhando no olho do entrevistado durante a gravação e mostrando interesse ao que está sendo dito. Estar com a a atenção voltada para o entrevistado pode fazer surgir outras perguntas pertinentes no meio da filmagem.


Vídeo institucional com depoimento para a Rossi, produzido pela Recstory


Como fazer um roteiro para vídeo com depoimento seguindo 3 dicas


Agora que você tem algumas informações importantes sobre vídeos com entrevistas em mente, vamos entrar na temática do roteiro e como elaborá-lo com aptidão para sua produção. Confira as 3 dicas que separamos:


1. Escolha o tipo de roteiro para a produção


Para cada produção audiovisual que você decidir fazer, existe um modelo de roteiro a ser seguido para garantir os melhores resultados. E dentro das produções com entrevistas, existem roteiros específicos para atender os mais diversos objetivos: com texto direto e com colunas.


O primeiro deles, como o nome sugere, é um roteiro com texto corrido, feito com redação simples. Nele consta tudo o que estará presente no vídeo, desde as cenas que serão gravadas, até as perguntas que serão feitas.


Já nos roteiros com colunas, a ideia é facilitar a rápida visualização. No roteiro de duas colunas, separa-se os elementos referentes à imagem e ao áudio. Isto é, o que será visto e ouvido, de forma precisa. Enquanto o roteiro de cinco colunas demanda uma complexidade maior, por especificar número e descrição da cena, entre outros elementos.


Tenha em mente o modelo de depoimento que você vai adotar, quais objetivos deseja atingir com aquele conteúdo e defina o roteiro que melhor se encaixa a eles para ter sucesso na hora da gravação.


2. Revise e estude o texto com antecedência


Após a elaboração do roteiro, é de extrema importância que ele seja revisado. O ideal é que a revisão seja feita por mais de uma pessoa, a fim de verificar coerência do texto e se ele está condizente com o público-alvo daquele conteúdo audiovisual.


Estudar bem o roteiro auxilia o entrevistador a ter as perguntas ou as ideias centrais na cabeça no momento da gravação, e assim, manter uma linha de raciocínio entre uma pergunta e outra sem se perder.


Ter tópicos do roteiro em mente, saber qual é o próximo passo, torna a conversa ainda mais natural e descontraída. Além de otimizar o tempo de filmagem.


3. Estabeleça o tempo de duração do vídeo


Definir o tempo de duração de um conteúdo com entrevista é de suma importância. Vídeos institucionais, cases ou depoimentos tendem a ser mais extensos, com até 4 minutos de duração. Enquanto conteúdos abordando temas específicos para internet, são mais curtos, com até 1 minuto.


O roteiro é a principal ferramenta que vai conduzir a gravação e garantir que ela seja realizada dentro do tempo estabelecido, evitando que o entrevistador fuja da proposta.

Ao mesmo tempo, um roteiro bem planejado ajuda a pensar em como o material será editado, isso facilita o trabalho de pós-produção.

Agora que você conhece as melhores práticas para produzir um vídeo com depoimento, vamos colocar a mão na massa?


A produtora de vídeo Recstory oferece serviços que atendem os mais diversos objetivos do mercado publicitário e empresarial com profissionais experientes, produzindo conteúdos criativos e de qualidade para que o seu negócio tenha resultados excelentes.


Veja nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br/

23 visualizações1 comentário