4 dicas para aplicar no set de gravação - Recstory



Quando assistimos obras audiovisuais, raramente paramos para pensar em como foi o processo por trás daquele material: a equipe envolvida, os movimentos de câmera e até os erros de gravação.


Para que um conteúdo seja bem-produzido, tudo funcione conforme o previsto e ainda garanta um resultado positivo, todo o trabalho em equipe deve ser coeso e as tarefas individuais cumpridas.


Continue a leitura a seguir para conferir 4 dicas para aplicar no set de gravação!


No momento da produção de um conteúdo audiovisual, é importante conhecer todos os passos que serão dados durante a diária de gravação. Isso, porque entender o que e quando será realizada cada etapa, auxilia em uma execução prática e eficiente.

A equipe envolvida na filmagem pode variar significativamente de acordo com a dimensão do projeto. E cada profissional escalado para participar da produção tem uma função específica e fundamental para seu pleno funcionamento.


Entre eles destacam-se o diretor e os operadores de câmera e de áudio. Se tratando de produções maiores, com um elenco e uma extensa equipe, a importância de ter todos os profissionais necessários é ainda maior. Já pensou se a tarefa de orientar o elenco, a equipe e outros detalhes ficasse apenas para o diretor? Por isso o assistente é tão fundamental.


Escalar todos esses profissionais garante que ninguém seja sobrecarregado e todos possam desempenhar suas funções de forma eficiente. É preciso lembrar que mesmo sendo uma produção menor, todas essas responsabilidades devem ser cumpridas.


Bastidores de produções realizadas pela Recstory


4 dicas para aplicar no set de gravação


Para evitar alguns imprevistos que podem ser controlados, existem boas práticas aplicáveis dentro do set de filmagem, confira algumas delas:

1. Verificar os equipamentos

Para evitar surpresas desagradáveis, todos os equipamentos utilizados na produção precisam ser checados com antecedência. Planejar a diária, escalar o elenco, trazer a equipe até a locação e um equipamento não funcionar no momento da gravação, compromete todo o trabalho e o prazo que foi estabelecido.


Organize um momento para verificar os equipamentos com cada profissional, relembrar os materiais que serão utilizados no figurino, na maquiagem e os objetos de cena, por exemplo.


2. Controlar o silêncio

Durante a filmagem, o silêncio deve ser absoluto - conforme possível. Em locações externas pode ser mais difícil controlar em decorrência da circulação de pessoas, veículos e demais ruídos. Porém, quando a produção ocorre em um ambiente fechado e o cliente está presente, ou mesmo a equipe, é necessário manter o silêncio.


Isso, pois, dependendo do microfone utilizado, ele pode captar qualquer barulho vindo de fora. E ajustar esses ruídos na edição pode não ser possível.


3. Interromper apenas em caso de urgência

No meio audiovisual pode demandar tempo até uma cena ficar do jeito que se idealiza. Dependendo da sua complexidade, ela pode ser gravada diversas vezes. Por isso é importante que a produção não seja interrompida sem que exista uma emergência. E caso houver, acione primeiramente o diretor da produção.


Criar um alarde desnecessário dentro do set não só desconcentra toda a equipe e o elenco, como pode ser preciso começar toda a filmagem da cena do zero.


4. Evitar o uso de celular

Existem diversas razões para evitar o uso de celular durante a filmagem: interferência, desconcentração e ruídos são algumas delas. No caso de um aparelho que não está no silencioso, o som pode não apenas desconcentrar a equipe como aparecer no áudio e exigir que a gravação recomece.


Além do mais, o uso do smartphone durante a produção diminui a atenção dada pelo profissional à gravação.

São vários elementos importantes dentro de uma produção audiovisual, não é?

O bom funcionamento de um set de gravação pode definir a qualidade final de um vídeo.


Mas você não precisa se preocupar, ao contratar uma produtora de vídeo, ela irá auxiliar sua empresa quanto a esses detalhes importantes e saber qual a melhor alternativa.


Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa através de conteúdo audiovisual.


Veja nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br

11 visualizações0 comentário