4 gatilhos mentais que podem ser usados em estratégias de vídeo da sua empresa - Recstory



Diariamente, nos deparamos com decisões que devem ser tomadas, desde as mais simples até as mais complexas. Algumas delas, nosso cérebro já está parcialmente familiarizado e portanto, cria hábitos para pouparmos energia e, dessa forma, realizarmos várias atividades sem perceber. E com isso, encaixam-se as decisões que tomamos.

Quando falamos sobre gatilhos mentais, nos referimos à técnicas que atuam exatamente no inconsciente, onde não é necessário raciocinar antes de agir. É importante destacar que os gatilhos mentais não auxiliam apenas em situações do dia a dia, eles podem ser de grande valia para alavancar o seu negócio, inclusive com vídeos.


No artigo dessa semana você vai entender mais sobre gatilhos mentais e descobrirá 4 gatilhos mentais que podem ser usados em estratégias de vídeo da sua empresa. Vamos lá?


O que são gatilhos mentais?


Como dissemos, os gatilhos mentais são decisões que o nosso cérebro toma automaticamente, sem que precisemos parar para pensar antes de fazer uma escolha. Um exemplo simples é: caminhar. Você decide ir até a sala assistir televisão, e essa é a decisão consciente. Os passos que você dá em direção à sala, os músculos que move, são, quase que de forma inconsciente, controlados pelo cérebro.

Na área do marketing, os gatilhos mentais são estímulos persuasivos para influenciar na tomada de decisão. É a partir do comportamento desenvolvido pelos gatilhos mentais que muitas marcas criam estratégias para que o consumidor seja incentivado a realizar uma ação que, sem essas motivações, talvez não faria.

4 gatilhos mentais para usar em estratégias de vídeo


Os gatilhos mentais podem ser utilizados em conteúdos audiovisuais para diversas finalidades: divulgação de um webinar, de um produto ou de um serviço, ou ainda, um vídeo de conteúdo.

Listamos 4 gatilhos mentais que podem ser usados em estratégias de vídeo da sua empresa. Confira!


1) Escassez

O nosso inconsciente tende a interpretar escassez como valor positivo. Esse gatilho envolve a pressa para obter o que está sendo oferecido, pois há uma possibilidade de perder aquela oportunidade, ficar de fora daquela oferta.

Exemplo: conteúdos audiovisuais anunciando as últimas vagas para um curso ou quantidade limitada de um novo produto.


2) Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade está atrelado a oferecer um conteúdo rico para o cliente se sentir naturalmente motivado para retribuir o gesto de alguma maneira.

Exemplo: vídeo tutorial e conteúdo sobre determinado tema atrelado ao segmento da empresa.


3) Autoridade

Reconhecer que uma empresa é autoridade naquilo que está fazendo, que tem conhecimento claro sobre o que está dizendo, tende a fazer com que o público confie nela, veja que ela sabe com convicção do que está falando.

Exemplo: conteúdos audiovisuais sobre assuntos específicos.


4) Prova social

O gatilho mental da prova social funciona praticamente como depoimentos, relatos de clientes e parceiros que conhecem a qualidade do que é oferecido pela sua empresa. E ele é capaz de aumentar consideravelmente o valor que o cliente passa a ter do negócio.

Exemplo: divulgação de vídeo case, depoimentos, ou até vídeo institucional.


Com o uso de gatilhos mentais em estratégias de vídeo marketing, é possível obter reações significativas em seu público. Trata-se de uma técnica eficaz para ativar as emoções das pessoas, então esteja atento para escolher os gatilhos que mais se adequam para os seus objetivos.


Agora que você já sabe como os gatilhos mentais podem contribuir com a sua estratégia de vídeo marketing, o que acha de começar a colocar as ideias em prática?

A produtora de vídeo Recstory atende o mercado desde 2013 com produções audiovisuais que transmitem os objetivos das empresas com diferencial, qualidade e criatividade.


Acesse o site e conheça nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br/

30 visualizações
ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco:

(51) 3035-7717

(51) 99539-9671

contato@recstory.com.br

Rua Flores da Cunha, 125

Novo Hamburgo - RS

Produtora de vídeo Recstory de Novo Hamburgo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

©2018 Recstory - Produtora de vídeo em Novo Hamburgo, realiza a produção de filmes institucionais, comerciais, vídeos animados e explicativos para empresas e agências de publicidade e propaganda no Rio Grande do Sul e para outras regiões do Brasil.

contato-produtora-videop