Você sabia que grande fatia dos vídeos que circulam na internet, são reproduzidos sem som? Essa estatística explica a importância de inserir legenda no conteúdo audiovisual hoje em dia, caso contrário, o público pode rejeitar o seu conteúdo antes mesmo de entender sobre o que ele se trata.
As razões para começar a legendar vídeos, são várias. Alcance, comodidade, acessibilidade e destaque são algumas delas. A seguir vamos aprofundar cada uma delas.
1) Alcance
A legenda em vídeo pode alcançar um número maior de pessoas por diversas razões. Isso porque a legenda quebra barreiras que antes impediriam que a transmissão da mensagem fosse feita.
Exemplo: um indivíduo de outra nacionalidade que se interessa pelo conteúdo que a sua empresa transmite. Através dessa situação o seu negócio pode ter uma oportunidade de expansão, e consequentemente, gerar autoridade no segmento em que atua.
2) Comodidade
O ideal é a sua marca estar presente na vida das pessoas em todas as ocasiões, sem que nenhuma possível barreira venha a se tornar uma de fato.
Exemplo: uma pessoa está assistindo um vídeo em determinado momento, mas não pode ativar o som do conteúdo. Se as imagens contidas no vídeo não forem suficientes para expressar a mensagem sem o som, as chances de rejeição são enormes.
3) Acessibilidade
Algo muito importante a ser pensado é se o seu vídeo será acessível para todas as pessoas. Isto é, dentro do seu nicho de público, lembre-se que existem pessoas que não poderão ouvir sons e os elementos compostos no vídeo. Para deficientes auditivos, a legenda é essencial para a compreensão do conteúdo audiovisual.
4) Destaque
Destacar o seu conteúdo dos concorrentes, é importante, não é mesmo? Para isso, o SEO auxilia no ranqueamento da sua empresa. Isso porque plataformas como o Google e YouTube valorizam vídeos que contenham legenda. Dois benefícios de uma só vez: aumento da acessibilidade/alcance e melhor posicionamento de busca.
O processo de legendagem de um vídeo é simples, embora trabalhoso.
No momento da edição do conteúdo, o profissional precisa transcrever o áudio em texto, adicionar a legenda e ajustá-las até sincronizar com a fala. A fim de facilitar o processo, plataformas como YouTube e Facebook permitem que o arquivo com a legenda seja incluído logo após o upload do vídeo, basta ter o documento contendo a legenda transcrita.
E ainda, há ferramentas e softwares disponíveis especificamente para inserir legenda nos vídeos.
A produtora de vídeo Recstory, oferece - além de serviços de produção e captação audiovisual - trabalho de legendagem de vídeos para fazer a sua empresa crescer e ter um diferencial na hora de se comunicar com o público, seja ele consumidor ou colaborador.
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