top of page

5 dicas para definir um bom roteiro para o seu vídeo - Recstory



Nós já reforçamos algumas vezes sobre a importância que o roteiro tem para uma produção audiovisual, seja ela qual for. Conteúdos em vídeo que demandam uma gravação, ou mesmo as transmissões ao vivo, necessitam de uma preparação para que tudo ocorra conforme o planejado.


Mas existe uma prática capaz de tornar o processo de construção de um roteiro muito mais eficaz e produtiva: delimitando-o. Isto é, fazendo uma separação clara indicando cada parte para a equipe.


Quer saber como? Então continue a leitura para conferir 5 dicas para definir um bom roteiro para o seu vídeo.


 

Um roteiro bem estruturado - e bem delimitado - pode auxiliar uma equipe inteira na hora de identificar o que cada item influencia na sua área. E isso faz com que cada elemento necessário para que a cena aconteça, esteja organizado para minimizar as chances de erro.


Para te ajudar nesse processo de roteiro de vídeo, separamos 5 dicas a seguir:


1) Planeje o roteiro


O roteiro é o primeiro documento que estrutura a produção audiovisual - quando não há um briefing. Mas antes de ser elaborado, é fundamental que seja realizado um planejamento do roteiro do seu vídeo.


Definir o objetivo do conteúdo audiovisual, para quem será destinado, onde será veiculado e de que forma, facilita muito na hora de estabelecer um tom de voz e linguagem ideais para atingir todos esses tópicos com sucesso.


2) Revise mais de uma vez


Levando em consideração os itens que falaremos a seguir, quando você estuda e revisa o roteiro algumas vezes, além de conseguir filtrar as informações mais importantes com facilidade, todo o processo seguinte se torna mais eficiente, visto que você já conhece o conteúdo presente no documento.


Por outro lado, estar por dentro do processo de elaboração de um roteiro pode fazer com que alguns detalhes passem despercebidos, por isso é importante passar a tarefa de revisão para uma pessoa que não participou do desenvolvimento.


3) Separe as cenas


Ao dividir todas as cenas presentes no roteiro, é possível estimar o tempo de duração de cada uma delas e das páginas como um todo com mais precisão, levando em consideração o tempo total de vídeo.


Essa distribuição permite que as cenas mais complexas fiquem mais claras e o roteiro, de forma geral, seja mais objetivo. Isso, pois permite visualizar cada cena de forma isolada e dando a atenção necessária.


4) Faça um resumo da cena


Com as cenas devidamente separadas, outro passo que auxilia na construção de um roteiro mais compreensível é a elaboração de pequenos resumos informando brevemente a cena e o que ela precisará.


Ao finalizar os resumos, você terá uma listagem muito mais acessível e de clara visualização. O processo auxilia não só os profissionais envolvidos antes da produção audiovisual, - que podem checar informações de forma mais ágil - como na produção em si.


5) Identifique os elementos


Junto do resumo da cena, levante os elementos de produção que serão utilizados. Isso vale para atores, objetos do cenário, figurino, ou seja, tudo aquilo que precisa ser conferido com antecedência.


Ter todos esses itens bem delimitados é importante porque a ideia precisa estar bem nítida para todos, bem como as suas atribuições e tarefas. É preciso dizer de forma clara o que está dentro do roteiro e o que é necessário para que a produção aconteça.


 

Agora que você conhece as melhores práticas para delimitar um roteiro, vamos colocar a mão na massa?


A produtora de vídeo Recstory oferece serviços que atendem os mais diversos objetivos do mercado publicitário e empresarial com profissionais experientes, produzindo conteúdos de qualidade e roteiros criativos para que o seu negócio tenha resultados excelentes.


Veja nosso trabalho.

60 visualizações0 comentário
bottom of page