top of page
  • Foto do escritorRecstory

5 dicas para melhorar a divulgação do seu vídeo no Google - Recstory



Uma forte característica do mercado digital, é a alta competitividade e o grande número de empresas atuando dentro do mesmo segmento. Em virtude disso, muitos negócios sentem a necessidade de planejar estratégias e recursos para garantir o seu espaço.


E para alcançar e conquistar a audiência, aumentando as chances desse usuário localizar as marcas e produtos de forma orgânica, o SEO em vídeo é uma excelente alternativa a ser explorada.


Nesse artigo, nós separamos 5 dicas para ajudar a melhorar a divulgação do seu vídeo no Google!


 

O SEO, de forma resumida, é um conjunto de estratégias que visa otimizar uma página, site ou conteúdo, para oferecer uma posição ainda melhor nos resultados de busca orgânica. Não à toa, o termo é traduzido para Otimização para Mecanismos de Busca.


Na prática, os mecanismos colocam os melhores conteúdos nas primeiras posições, depois de serem eleitas as respostas ideais para aquela palavra-chave. E estima-se que o primeiro resultado orgânico no Google tem uma taxa de cliques de 28,5% (Sistrix).


Como nós dissemos, o SEO também pode beneficiar conteúdos, isto é, os vídeos. No YouTube, por exemplo, é possível trabalhar essa ferramenta desde o arquivo de vídeo e thumbnail. Além de pensar em palavras-chave no título e na descrição.


5 dicas para melhorar a divulgação do seu vídeo no Google


Agora que você já entende um pouco mais sobre como funciona o SEO, vamos às dicas que irão te ajudar a melhorar a divulgação dos seus vídeos no Google.


1) Defina um objetivo


Antes de qualquer coisa, é importante definir o que a sua empresa pretende alcançar com esse vídeo e consequentemente, como o SEO poderá te ajudar a chegar nesse resultado. E quanto mais perguntas houver, mais claro ficarão os objetivos da sua estratégia.


Por exemplo: sua empresa busca mais engajamento? Ou ela deseja aumentar as conversões? Quando sabemos por onde começar e o que desejamos atingir, fica mais fácil adequar as técnicas de SEO.


2) Escolha o conteúdo


Após definir o objetivo, está na hora de planejar o conteúdo que será produzido. Para cada finalidade, existe um tipo de conteúdo audiovisual que se encaixará melhor para transmitir determinada mensagem.


Se o objetivo for gerar engajamento, talvez seja interessante explorar um vídeo case, tutorial ou conteúdo que apresenta algum processo de produção ou making of. Esses são conteúdos que aproximam e geram conexão.


3) Selecione o canal


Seguindo a mesma estratégia, quando você define o objetivo e o conteúdo que será trabalhado, é importante ter em mente como esse vídeo chegará às pessoas, ou seja, onde ele será veiculado.


Ainda utilizando o exemplo a respeito do engajamento, nesse caso seria válido investir em uma estratégia nas redes sociais. Onde as pessoas possam curtir, comentar e/ou até compartilhar o conteúdo.


4) Estude as palavras-chave


Cada segmento tem uma série de palavras-chave que definem o seu mercado, meio de atuação e até produtos. Geralmente esses termos são utilizados com frequência no site da empresa e também dizem respeito ao interesse do próprio público-alvo.


Se o seu negócio já trabalha com uma boa estratégia de SEO no site, como citamos, é possível usar as mesmas palavras-chave nos vídeos, legendas e descrições, desde que o conteúdo tenha relação com esses termos.


5) Não esqueça os arquivos de vídeo


Quando o seu vídeo estiver finalizado e pronto para ser divulgado, é importante você adicionar as palavras-chave no nome do arquivo e da capa do vídeo, principalmente se ele for divulgado no YouTube.


Também é uma boa prática de SEO planejar a descrição do vídeo, o título e claro, as palavras-chave presentes no conteúdo. É interessante levar o SEO em consideração durante todas as etapas da produção de vídeo.


 

Entender como as estratégias funcionam e qual é a melhor forma de adaptá-las para a necessidade da sua empresa, é o segredo para garantir bons resultados para os seus vídeos no Google.


E a produtora de vídeo Recstory oferece serviços que atendem os objetivos do mercado publicitário e empresarial. Atuando com profissionais experientes, realiza a produção de conteúdos em vídeo, desde a animação ao institucional, para que o seu negócio tenha ótimos resultados. Clique no botão abaixo e conheça nosso trabalhos!


bottom of page