Há algum tempo, vemos percebendo que as redes sociais têm mudado. A grande maioria já não está em sua forma "original" ou da maneira em que as conhecemos. Isto é, deixaram de lado o papel da conexão social e adotaram a característica de plataforma de transmissão de conteúdo. Nós podemos ver essa mudança expressiva através do Instagram, por exemplo.
O assunto vem sendo debatido em diversos conteúdos ao longo de todo o ano e recentemente foi assunto no YOUPIX Summit 2022. Para a VICE, esse período já é uma transformação de uma conversa multidirecional para um modelo de transmissão entre criadores e públicos - Twitch e TikTok são exemplos já consolidados dessa nova realidade.
Mas calma, isso não quer dizer que as redes sociais vão desaparecer completamente! É apenas um sinal de alerta para as novas tendências que estão surgindo. E hoje reunimos 6 tendências do audiovisual para ficar de olho em 2023 e acertar na estratégia de marketing digital.
1) O cultivo das comunidades
Mesmo que as redes sociais tenham perdido um pouco da essência do "social", as marcas vêm conseguindo cultivar suas comunidades para conservar o engajamento do público.
Pensando dessa forma, em 2023 veremos ainda mais conteúdo gerado pelos usuários (UGC). Essa é uma estratégia valiosa para manter a conversa e a troca ativas nas redes sociais, trazendo à tona os principais assuntos do momento. E o vídeo é um formato eficaz nessa estratégia.
2) A consagração dos vídeos curtos
E mais uma vez eles serão o momento: os vídeos curtos. Se agora temos novas plataformas usando e abusando desse formato - como o TikTok e Kwai -, nossos velhos conhecidos também vem correndo atrás dessa tendência.
Nesse sentido, nós já percebemos com o Instagram através do Reels e YouTube com o YouTube Shorts, que essas plataformas têm passado a priorizar a exibição e divulgação dos vídeos curtos.
3) A busca por conteúdos autênticos
Com a aclamação do BeReal em 2022, podemos evidenciar que os conteúdos autênticos também estarão fortes no próximo ano. A tendência aqui é preservar a espontaneidade.
E para gerar vínculos duradouros, o conteúdo precisa ter relação com aquilo que a marca transmite. Na hora de mostrar vídeos do dia a dia do negócio ou de divulgar uma campanha, é preciso considerar se aquilo reflete os valores da empresa.
4) As conexões através de microinfluenciadores
Os microinfluenciadores são essenciais se a sua empresa busca estabelecer uma relação mais profunda com diferentes perfis de clientes. Isto é, devido ao seu alcance e por estarem próximos do seu público, eles conseguem adaptar a mensagem de modo a atingir diferentes nichos.
E pensando nos orçamentos mais curtos, a parceria com microinfluenciadores é mais viável para as empresas de variados portes.
5) A transformação do atendimento ao cliente
Uma das grandes tendências previstas para 2023 é o uso das redes sociais como canal de atendimento ao cliente. Ao invés de manter apenas os canais tradicionais - site e e-mail -, o consumidor deverá passar a utilizar mais as redes sociais como meio de contato.
Além de ser uma alternativa mais rápida e eficaz, em alguns casos é também uma forma humanizada de atender e tirar as dúvidas dos atuais e potenciais clientes. Você ainda pode personalizar o atendimento usando vídeos e tornar a experiência ainda mais dinâmica.
6) O boom do social commerce
De acordo com a eMarketer, as vendas pelas redes sociais devem atingir 80 bilhões de dólares até 2025. Portanto, é importante apostar em conteúdos que reúnam vendas e entretenimento.
Demonstrar produtos através de transmissões ao vivo têm se tornado uma prática cada vez mais adotada pelas marcas, em decorrência da oportunidade de compra por meio da internet.
Ao que tudo indica, 2023 será mais um ano em que os vídeos tomarão conta das redes sociais e passarão a estar mais presentes nas estratégias das empresas. Algumas das tendências que listamos acima estão no mercado há um certo tempo, mas nunca foram tão consumidas como agora e principalmente, da forma como será no próximo ano.
Há muitas opções para serem exploradas, mas nem todos os formatos podem se adequar aos objetivos do seu negócio. Por isso, contar com uma equipe profissional para auxiliar na escolha dos melhores caminhos sempre será a melhor solução.
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