top of page
  • Foto do escritorRecstory

8 tendências para o audiovisual em 2019 - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 13 de abr. de 2020



Quando a tecnologia aprimora os seus recursos, o mercado audiovisual se encaixa para acompanhar essas mudanças. A todo instante vemos atualizações e novas formas de comunicar a mensagem que a sua empresa deseja passar. Lembre-se: o público acompanha as mudanças que estão acontecendo na internet, isso significa que é de extrema importância que o seu negócio esteja atento à essas novidades para que elas façam parte da sua comunicação.

Listamos algumas tendências do audiovisual que estarão presentes durante o próximo semestre e que poderão auxiliar na estratégia do seu negócio.


1) Youtube


Foi-se o tempo em que o foco das marcas era anunciar seus produtos/serviços na televisão. Cada vez menos as pessoas estão assistindo TV, principalmente quando se trata de programas em canais abertos. Com plataformas de streaming presente na vida das pessoas, os canais tradicionais acabaram perdendo a sua audiência para serviços que estejam disponíveis a qualquer momento na palma da mão, através dos smartphones. Dessa forma, o objetivo passou a ser o de estar presente na vida do público exatamente onde eles estão consumindo conteúdo atrativo: Youtube. No Youtube a possibilidade de alcance é muito grande e o melhor: com um custo de investimento baixo.


2) Anúncios rápidos


Hoje em dia um exercício que se tornou hábito, foi o de encurtar os segundos de um conteúdo audiovisual. A grande razão é que empresas precisam chamar a atenção do público em poucos segundos de reprodução do conteúdo e uma maneira de conseguir isso é produzindo vídeos mais curtos.

Claro que, vídeos rápidos demandam uma boa estratégia e roteiro para que funcione e traga resultados, por isso, conte com o auxílio de uma produtora de vídeo ou profissionais que saibam ajudá-lo da melhor forma possível.


3) Conteúdo de vídeo mais longo


Pode parecer contraditório quanto a tendência acima, mas marketing de conteúdo em vídeo se refere ao entretenimento enquanto a pessoa recebe as informações do seu produto.

Você já deve ter visto ou ouviu falar de influenciadores digitais, certo? Eles geram conteúdo através da opinião sobre certo produto/serviço, e até a respeito de uma marca. Um exemplo de conteúdo em vídeo, é quando influenciadores desempacotam o produto que receberam de uma marca, mais conhecido como "Unboxing". Ou quando você apresenta um tutorial que tem relação com o seu mercado de atuação.

Para saber mais, leia o nosso texto sobre conteúdo em vídeo aqui.

4) Vídeo vertical


Com a popularização do Instagram, seja por publicações no feed ou stories, muitas empresas utilizam a plataforma como meio de divulgação dos seus conteúdos. Mas a grande questão é que a plataforma não para de inovar e no ano passado lançou a opção IGTV, onde vídeos no formato de stories podem ser postados por contas verificadas ou populares.

Uma alternativa é unir a novidade do Instagram com os conteúdos em vídeo, já que a ferramenta permite vídeos de 10 à 60 minutos.



5) Transmissão ao vivo

13% de todo o tráfego de dados da internet em 2018 vieram das lives, segundo o levantamento da Cisco.

Praticamente todas as redes sociais disponíveis possuem a ferramenta de transmissão ao vivo, bem como a opção de enviar mensagens durante a realização. Além de ser uma ótima opção de interação com o público, ele também sente que a sua empresa está conversando diretamente com ele naquele instante.


6) Filmagem com drone


Os drones vieram para ser um facilitador de diversas maneiras. Mas no mercado audiovisual, o equipamento ajuda a sua empresa (saiba mais aqui) a criar experiência sensorial, já que explora locais que seriam impossíveis de serem captados por outro meio, além de criar diferencial competitivo.


7) Parceria com influenciadores


Os influenciadores digitais tornaram-se febre para muitas pessoas. Geralmente essas pessoas têm um grande número de seguidores nas redes sociais e usam a sua influência para formar opiniões de quem acompanha seus conteúdos. Se o objetivo do seu negócio é vender ou tornar um produto conhecido, aposte em influenciadores que estejam alinhados com o público e segmento da sua marca. A tendência é que as empresas invistam cada vez mais nessa alternativa.


8) Motion graphics


A técnica de motion graphics, em português, significa grafismo em movimento, e nada mais é do que um vídeo que reúne formas e cores para contar uma história. Muitas vezes utilizado para informar de maneira sutil e precisa, o vídeo animado já é utilizado por muitas empresas e a tendência é que o uso desse conteúdo aumente nos próximos anos.


O vídeo marketing se tornou parte da estratégia de comunicação de empresas e não mostra sinais de que passará por uma queda em 2019. As opções são diversas: lives, uso de drone, redes sociais etc. Basta escolher a mais adequada para os objetivos do seu negócio.

As produtoras de vídeo são responsáveis por auxiliar pessoas e empresas durante todo o processo de criação de um vídeo.


A produtora de vídeo Recstory auxilia na comunicação do seu negócio através de conteúdos audiovisuais, além de possuir portfólio de produções desde o uso de drones, até parceria com influenciadores digitais.

Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa.


56 visualizações0 comentário
bottom of page