top of page
  • Foto do escritorRecstory

9 dicas infalíveis para produzir um vídeo tutorial - Recstory



Toda produção audiovisual que tenha um teor educativo precisa de uma certa atenção antes e durante a filmagem. Quando um conteúdo tem como intuito ensinar algo para outra pessoa, é necessário pensarmos em maneiras para transmitir a mensagem de forma eficaz e descomplicada.


Ao mesmo tempo, para que as pessoas optem por consumir o seu conteúdo, você precisa estar atento(a) com a qualidade de som e imagem que irá entregar. Mas calma, nós reunimos 9 dicas infalíveis para produzir um vídeo tutorial que com certeza irão te ajudar.


 

Em um ambiente tão concorrido como o digital, com uma infinidade de tutorias sobre o mesmo assunto, é fundamental saber se destacar entre a multidão. Para te auxiliar nisso, nós separamos 9 dicas completas!


1) Atente-se à iluminação


As duas primeiras dicas são mais técnicas e estão ligadas a qualidade que o seu vídeo vai ter. Se você não der uma atenção especial à iluminação, por exemplo, de nada irá adiantar seguir as demais dicas. Por quê? Nós explicamos.


Quando as pessoas recorrem ao vídeo tutorial, elas querem visualizar o passo a passo, conferir os detalhes para que não existam divergências, certo? Se o conteúdo estiver mal iluminado, escuro ou com a luz estourada, esse processo tende a ficar mais difícil.


2) Invista em bons equipamentos


Seguindo a mesma premissa da dica anterior, você deve contar com bons equipamentos para a sua produção. A seriedade e credibilidade do conteúdo, em boa parte, vem da qualidade do que você está entregando, em termos de som e imagem.


Se a sua demanda for recorrente, a compra desses equipamentos é uma boa opção. Mas se esse não for o caso, você pode investir no serviço de uma produtora audiovisual que irá tratar de todas as questões técnicas e também práticas.


3) Aposte em um tom informal


Mesmo tutoriais técnicos e complexos podem ter um tom de conversa, ser algo informal. Usar essa forma de diálogo é mais eficaz para gerar aproximação com o público, mas também na hora de ensinar um passo a passo.


Além disso, outra vantagem de estabelecer uma comunicação semelhante a uma conversa, é que a sua fala ficará mais natural e menos engessada, trazendo espontaneidade ao seu tutorial.


4) Opte por uma comunicação direta


Não há necessidade de fazer rodeios e tornar o seu tutorial complicado. Pelo contrário, quanto mais simples e direto o conteúdo for, melhor para você e mais ainda para a audiência. Portanto, invista em uma comunicação compreensível para todos.


Você também pode introduzir sobre o que será o vídeo, assim a audiência já sabe o que esperar e qual problema você ajudará a solucionar ou o que irá ensinar. Além de otimizar o tempo do público, você retém a atenção dele.


5) Mantenha um ritmo


É muito importante estabelecer um ritmo para a sua fala: nem muito devagar mas também sem acelerar demais. Os dois padrões podem dificultar o entendimento do que você está dizendo ou mesmo atrapalhar a interpretação.


Para evitar esses obstáculos, adicione pequenas pausas e se necessário, treine a sua fala. Isso ajudará a manter um ritmo mais lento de forma natural na hora de gravar o seu vídeo.


6) Apresente conceitos


Se for essencial para a compreensão do tutorial, não esqueça de trazer conceitos para o seu vídeo. Ou seja, explicações e expressões que antecedem as instruções. Levantar essas representações ajuda a deixar o vídeo mais fluido.


Isso faz com que o telespectador não precise pausar o vídeo várias vezes para conferir o que aquela palavra ou termo significa. Mas vale ressaltar que adicioná-los ao vídeo não é obrigatório.


7) Demonstre o que deve ser feito


A maior vantagem do vídeo tutorial é poder aprender algo visualizando exatamente o que está sendo feito, mas nem todos os tutoriais trazem essa opção. Por isso, antes ou enquanto estiver passando as instruções, demonstre o que e como deve ser feito.


Trazer essa possibilidade, além de facilitar o aprendizado, torna seu conteúdo mais confiável, provando que o que foi ensinado realmente funciona. Isso será um peso positivo que o público levará em consideração na hora de compartilhar com outras pessoas.


8) Use uma narração


É comum encontrarmos tutoriais com trilha sonora e legenda, sem nenhuma narração. Mas se o telespectador quiser ouvir as suas instruções enquanto reproduz, não haverá empecilhos para o consumo.


Você pode narrar o que está fazendo durante o vídeo ou adicionar o áudio na pós-produção. Mas é muito importante ter essa opção junto com a legenda, para garantir que todas as pessoas conseguirão consumir o seu vídeo.


9) Garanta uma boa edição


Citamos rapidamente a pós-produção e sim, esse é um processo importante na hora de produzir o seu vídeo tutorial. Se você tiver aplicado as dicas acima, com uma edição simples já conseguirá deixar o seu vídeo ainda melhor.


Efeitos de transição, textos e uma trilha sonora ao fundo irão trazer dinamismo e deixar o vídeo tutorial atrativo. Lembra que falamos em produtoras de vídeo anteriormente? Se você investir nesse serviço, poderá receber o vídeo pronto, incluindo a edição.


 

Agora que já sabe as 9 dicas para produzir um vídeo tutorial, você está pronto para começar a planejar conteúdos e colocá-las em prática!


E para ajudar a sua empresa nessa demanda de vídeos, a Recstory atua com profissionais experientes produzindo vídeos desde a animação ao tutorial para que o seu negócio tenha resultados incríveis. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!



47 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page