top of page
  • Foto do escritorRecstory

A importância da maquiagem na produção audiovisual - Recstory

Atualizado: 30 de jun. de 2021




Uma produção audiovisual de qualidade requer atenção com diversos quesitos e detalhes. Independentemente da finalidade que uma produção tenha - cinema, televisão ou internet -, ela pode necessitar de recursos que influenciam na transmissão da mensagem e que, consequentemente, se tornam fatores decisivos no momento de diferenciação entre um conteúdo extremamente profissional de um amador.

É natural que na pré-produção seja necessário um olhar especializado no figurino e até na maquiagem. Isso, para que se crie uma harmonia de cores, tons e sobreposições capazes de conversar com o objetivo do vídeo e paleta de cores da marca.


No artigo dessa semana, vamos desvendar a importância da maquiagem na produção audiovisual!


A importância da maquiagem no audiovisual


A maquiagem no audiovisual, é um recurso que não deve ser negligenciado ou visto como supérfluo, mesmo quando determinada produção não exija tal preparação.

Em um set de filmagem amplo, que conta com a presença de atrizes e atores, até uma aparência mais natural exige uma produção prévia, capaz de esconder imperfeições que ficariam muito mais aparentes e causariam um destaque indesejado. Ao mesmo tempo, o maquiador possui a expertise necessária para dosar a quantidade correta de maquiagem, e assim compor um visual harmonioso e realmente bonito capaz de valorizar quem está em frente à câmera.


A maquiagem e caracterização de atores e modelos é fundamental na construção da aura estabelecida em torno do filme, campanha, da peça de teatro ou novela.

Fonte: Revista Diário da Manhã


Algumas pessoas podem ver a maquiagem como um elemento indispensável somente no cinema, quando busca-se alterar a imagem do ator, mas essa convicção é enganosa. A maquiagem tem como finalidade neutralizar manchas, reduzir o brilho facial excessivo ou marcas de acne e olheiras.

Um exemplo, são as videoaulas ou conteúdos em vídeo sobre temas específicos. De forma ampla, esse tipo de vídeo pode ser visto pelo aluno como menos atraente, pouco interativo e dinâmico, principalmente se não tiver recursos visuais - como animação e letterings - que estimulem o espectador. Portanto, é importante reforçar elementos no cenário, investir em produção de figurino e maquiagem para reter a atenção de quem está assistindo.

E se tratando de um conteúdo audiovisual com um único interlocutor, a maquiagem deve ser analisada para não se sobressair demais a ponto de desviar o foco, mas sim, ser capaz de se sobrepor a neutralidade para compor um visual que transmita a autoridade necessária.


Ao contratar uma produtora de vídeo para realizar a filmagem, ela mesma poderá trazer os profissionais de maquiagem em que trabalha, reduzindo ainda mais o seu processo em realizar uma pesquisa ampla até encontrar um maquiador ideal e de confiança. Ótimo, não é?


Agora que você já conhece a importância da maquiagem na produção audiovisual, é hora de colocar a mão na massa e produzir conteúdos audiovisuais para sua empresa agora mesmo! E a produtora Recstory pode te ajudar! Oferecemos serviços em produção de vídeos que transmitem a mensagem de cada empresa com criatividade, qualidade e diferencial.


Conheça nosso trabalho.

702 visualizações0 comentário
bottom of page