top of page
  • Foto do escritorRecstory

A importância da trilha sonora no conteúdo audiovisual - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 13 de abr. de 2020



Tarefa árdua para profissionais do audiovisual, engana-se quem pensa que a escolha da trilha sonora para um vídeo, é simples. O processo exige pesquisa, observação e bastante cuidado.

Para cada vídeo, existe um estilo de conteúdo sonoro que o irá acompanhar, tudo depende do tom da mensagem que se deseja passar. Quando bem aplicado, o áudio passa quase imperceptível aos ouvidos de quem os assiste, pois combina com toda a produção e não gera desconforto.

Por ser uma das decisões mais importantes no processo de produção audiovisual, a escolha de uma trilha sonora vai muito além de inserir aleatoriamente uma música de um banco de áudio.

Ou seja: uma série de coisas devem ser levadas em conta ao definir uma música para o seu vídeo. E é isso que vamos te mostrar ao longo desse artigo.


Importância da trilha sonora


Em um vídeo existem duas partes primordiais: o áudio e a imagem. Pode-se dizer que o som é responsável por 50% da entrega de um material audiovisual. Esse é um número significativo.

Um exemplo da importância dada ao conteúdo sonoro em vídeos são as obras cinematográficas. Boa parte das pessoas recorda de um filme em consequência de uma música ou melodia presentes nele.

Nos vídeos, o áudio possui a mesma relevância, pois são eles que definem o tom daquele conteúdo, dessa forma, a trilha sonora auxilia na transmissão da mensagem.


Exemplo

- Em um vídeo institucional, você pode querer que o público se sinta emocionado com uma história em particular e em seguida ser motivado pela superação e sucesso que a sua empresa obteve. Com isso, trilhas calmas, com um apelo melancólico, e posteriormente, músicas que tenham um toque de empolgação, auxiliam na entrega da mensagem que deve ser transmitida.




Agora que você identificou a importância de uma trilha sonora no conteúdo audiovisual, veja como escolher com sabedoria.


Escolher a música ideal


Definindo a mensagem que você quer que o vídeo passe, é necessário escolher a trilha sonora correta que irá compor a narrativa. Não esqueça que além de dar o ritmo do conteúdo, a música caracteriza aquele material, como no exemplo acima, da Werner Calçados. Esse processo de escolha é simples, mas requer cautela para que a produção não seja prejudicada.


Como e onde buscar a trilha sonora

Antes de qualquer coisa, lembre-se de respeitar os direitos autorais ao escolher uma música para o vídeo. Se para a sua empresa é inviável pagar por uma trilha sonora e seus direitos autorais, opte por áudios que possuam uso livre, gratuitos. Assim, você evita problemas judiciais quanto ao uso indevido.

Mas calma, existem inúmeros bancos gratuitos que oferecem ótimas opções de trilha sonora para a sua produção. Listamos alguns.


YouTube AudioLibrary

A maior plataforma de conteúdo audiovisual disponibiliza sons e trilhas sonoras para uso livre em vídeos.

Nela, você pode buscar músicas por humor característico da música como feliz, calmo, agitado, além de efeitos sonoros.


Coleção de sons - Facebook

A ferramenta disponível na rede social, tem layout similar ao YouTube mas o que os diferencia são os termos de busca. Na coleção de sons é possível encontrar músicas filtrando pelo gênero, estilo, durações e se você quer com ou sem vocal, além de escolher a voz, masculina ou feminina.


BenSound

O banco fornece inúmeras canções prontas e disponíveis para uso gratuito em vídeo. A busca pode ser feita por gênero de música e palavras-chave.


Fique atento e leia a política de uso do áudio, independente da plataforma que for utilizar. Afinal, você não quer ser pego de surpresa. Além do mais, às vezes mesmo sendo gratuitas, as trilhas sonoras vindas de bancos podem possuir alguma restrição quanto a sua utilização.


Na produtora de vídeo Recstory, criamos o conteúdo da sua empresa com olhar minucioso no processo importante da produção que é a escolha da trilha sonora.

Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa.


987 visualizações0 comentário
bottom of page