top of page

A jornada por trás da produção de filmes publicitários - Recstory



Por serem conteúdos com uma duração menor, muitas pessoas enxergam a produção de filmes publicitários como algo rápido, sem grande esforço ou foco em detalhes. Mas na prática, o cenário é totalmente diferente.

 

A produção desses vídeos pode ser complexa, com um processo capaz de durar semanas ou até meses e envolver uma equipe extensa. O trabalho por trás de uma produção de 30 segundos, por exemplo, é minucioso e requer muita dedicação.

 

Para desmistificar esse assunto, hoje nós vamos falar sobre a jornada por trás da produção de filmes publicitários, explicar o quão complexa ela pode ser e ainda, trazer a visão de profissionais da área. Fique ligado e não deixe de acompanhar o artigo!


 

A jornada por trás da produção de filmes publicitários


Nos últimos meses, acompanhamos a ascensão dos vídeos verticais. Os conteúdos ficaram famosos por seu rápido consumo e dinamismo na hora de transmitir as mensagens. E por ser um vídeo curto, muitas pessoas imaginam que seja um conteúdo de rápida produção.

 

A realidade não poderia ser mais diferente: alguns vídeos, incluindo os verticais, podem demandar uma superprodução, pois envolvem inúmeras etapas e profissionais, documentações ou até mesmo questões a serem resolvidas para a veiculação do filme.


Bastidores da produção realizada para Grendene Kids


Participar de uma grande produção é sempre um desafio, pois esse tipo de projeto consiste em organizar diversas informações e alinhar tudo com muitos profissionais: desde a concepção da ideia e roteiro até a pré-produção. Isso sem falar em tudo que envolve no dia das filmagens.”. – Mauricio Brenner, diretor da Recstory

 

O processo pode variar de acordo com a necessidade da produção, mas no geral, as etapas costumam ser: briefing e orçamento, pesquisas, roteiro, storyboard, reunião de pré-produção, visitas técnicas, documentação e autorização necessárias, pesquisa de elenco, planejamento das diárias, preparação de equipamentos, pré-produção e pré-light, produção/captação, pós-produção e aprovação.


Para exemplificar tudo isso, nós trouxemos como case a produção de dois vídeos para as linhas de Grendene Kids, cujo projeto envolveu mais de 40 profissionais e passou por vários dos processos citados anteriormente. E trouxemos ainda, a perspectiva de Maurício Brenner, diretor da Recstory, sobre esse trabalho.


Vídeo de lançamento - sandália do Homem-Aranha de Grendene Kids, produzido pela Recstory


Vídeo de lançamento - sandália da Barbie de Grendene Kids, produzido pela Recstory


Em produções com essa magnitude, com várias etapas e muitos detalhes, para que tudo funcione bem, existe uma hierarquia dentro da equipe de produção que precisa ser seguida e respeitada.

 

Essa hierarquia contém: diretor de cena, diretor de produção, diretor de fotografia, diretor de arte, assistente de direção, chefe de elétrica, assistente de fotografia, assistentes de produção, produtores de set, assistentes de elétrica, produtores de moda, equipe de apoio e motoristas.

 

Mauricio Brenner, comenta que “estar à frente em um set que envolve uma grande quantidade de pessoas, é algo que deve ser administrado com muita paciência e agilidade. Tomar decisões rápidas, mas também saber dosar a comunicação entre a equipe, saber a hora de exigir mais e as vezes pedir calma.”.


Bastidores da produção realizada para a Grendene Kids


Neste tipo de projeto que envolve várias frentes como a parte de filmagem, fotografia e pós-produção com empresas parceiras diferentes, é algo complexo, pois o timing de cada uma são diferentes e o momento de entrar em ação também.”. – Mauricio Brenner. 


No dia da filmagem, em conjunto com a equipe da Dr. Smith, “tivemos que trabalhar cada cena individualmente e acertar cada detalhe do recorte do chroma-key até o color grading para que as cenas ficassem com o visual mais fiel aos cenários criados”, relembra Mauricio.

 

Isso, porque “em ambos os filmes, teríamos composições em live-action das crianças com cenários criados na pós-produção. Então tivemos que pensar em vários detalhes de como as crianças iriam interagir com algo que não estava realmente dentro do estúdio.”, conclui o diretor.


No vídeo de making of a seguir, é possível visualizar tudo o que falamos, na prática. O conteúdo mostra toda a parte de pesquisa, storyboard, montagem dos cenários e preparação dos atores para a gravação.


Making of Grendene Kids campanha Barbie e Homem Aranha


Ficha técnica:

Cliente: Grendene Kids

Agência: Content House

Produção: Recstory

Pós-produção: Dr. Smith

Foto still: Luneta Content

Direção: Mauricio Brenner

Assistente de direção: Patrícia Garcia

Direção de fotografia: Pablo Roque Chasseraux

Direção de produção: Stefania Geremia Curti e Carlos Eduardo da Matta

Assistente de câmera: Marcelo dos Santos

2° assistente: William de Oliveira Adler e Marcelo Scheid

Fotógrafo making of: Marcelo Will

Elétrica: Tesch Lighting

Assistentes de elétrica: Joacir Fernandes Fontana, Eduardo Teixeira de Freitas e Guilherme Barcellos Ferreira Wolff

Produção de set: Jamerson Machado Porto e Maurício Prestes Machado

Direção de arte: Maria Elena Maggioni Sassi

Contrarregra: Gustavo Silva da Silva

Cenotécnico: Edgar Arlindo Nogueira Júnior e Alemão

Figurino: Berenice Paiva da Silva

Assistente de figurino: Claudia Maria Brum Marcon

Maquiagem: Natália Rosés Marangoni

Elenco infantil: Isabella Vargas e Kauai Kraus Rizzo

Elenco adulto: Fernanda Fernandes Vargas e Rafael Nogueira Rizzo

Estúdio: 271


 

Percebeu como a produção de um filme publicitário pode ser trabalhosa e complexa? São vários profissionais envolvidos e muitos detalhes até chegar ao resultado final, que você assiste no smartphone ou outro dispositivo.


Gostou de saber mais sobre a jornada de produção desse formato audiovisual? Em breve compartilharemos mais uma experiência de produção audiovisual, acompanhe nossos conteúdos e redes sociais para não perder.


E se você ficou com vontade de filmes e vídeos para a sua empresa, chame nossa equipe! A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário, produzindo conteúdos criativos e de qualidade. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!



bottom of page