top of page
  • Foto do escritorRecstory

Como melhorar sua atuação em frente às câmeras - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 9 de abr. de 2020


Para muitas pessoas, o ato de falar em frente às câmeras é tarefa simples e o assunto flui naturalmente. Porém, para outras, a timidez e a dificuldade em ser desinibido atrapalham o andamento da gravação de um conteúdo audiovisual.

Em dias atuais, com o aumento constante de empresas atuando em determinado segmento, é imprescindível criar destaque e impactar o público antes ou de forma mais eficiente que os concorrentes. Um grande aliado da sua marca nesse momento é o vídeo, independente da finalidade: seja para divulgar um e-commerce, falar sobre um tema relacionado ao segmento em forma de dicas ou gravar videoaulas.


Se você ficou curioso(a) para saber como melhorar sua atuação em frente às câmeras, continue a leitura!


Defina o conteúdo e crie um roteiro

Planejamento nunca é demais, pelo contrário, ele só traz benefícios à sua produção audiovisual. Antes de começar a gravar, tenha um assunto bem definido, saiba para qual público-alvo você deseja comunicar a mensagem e defina pequenas metas específicas. Uma boa organização evita imprevistos durante a filmagem e também facilita o processo de pós-produção.

Outro ponto bastante importante, é elaborar um roteiro a ser seguido durante a produção. Liste tópicos que você não pode deixar de falar no vídeo, isso também auxilia para que você não fuja muito do assunto ou se perca no andamento da gravação.


Mantenha a postura e atente-se à linguagem corporal

Uma boa postura em frente às câmeras passa a sensação de confiança e com isso, autoridade no assunto. Adotando a postura correta, você também passa a respirar melhor - o que muitas vezes acaba sendo esquecido, em especial pelo nervosismo -.

Lembre-se: moderação em todas as coisas. Neste caso, em sua linguagem corporal, não-verbal. Esteja atento(a) em não se agitar demais durante o vídeo e também para não ficar parado o tempo inteiro, rígido. Faça movimentos leves e moderados com as mãos e com a cabeça, cuidando sempre para não fugir do enquadramento.


Não fale rápido demais e cuide a pronúncia

Ao prestar atenção e monitorar constantemente a respiração, a velocidade da sua fala tende a reduzir e facilitar a compreensão da mensagem. A velocidade de uma conversa do dia a dia, em sua maioria, não deve ser aplicada durante a gravação de um vídeo, isso, pois, a tendência é de que falemos mais rápido, fazendo com que algumas palavras fiquem incompreensíveis.

Idêntico aos textos escritos, estando em frente às câmeras é necessário cuidado com a pronúncia correta das palavras, para não passar uma sensação ruim ao expectador.


Para fazer conteúdos de qualidade, falar bem em vídeo não é a única questão que você deve se preocupar. É preciso também, criar bons materiais audiovisuais que atraiam o público. E nós, da produtora de vídeo Recstory podemos te ajudar através de produção de vídeos conteúdo, videoaulas e diversos tipos de materiais em estúdio próprio de gravação.


Conheça nosso trabalho.

173 visualizações0 comentário
bottom of page