Como organizar a estrutura narrativa de um vídeo - Recstory



O roteiro é um documento essencial para a boa execução de um conteúdo audiovisual. Através dele organiza-se todas as informações de áudio e imagem e entende-se como cada cena é encaixada.


E para saber como combinar as cenas de maneira eficiente, é importante criar uma estrutura narrativa que seja coesa, organizada e de fácil assimilação para quem estiver assistindo.


No artigo dessa semana vamos mostrar como organizar a estrutura narrativa de um vídeo. Continue a leitura!

Por que é importante criar uma estrutura narrativa?


A partir da elaboração de uma estrutura narrativa para vídeos, é possível construir a história de maneira compreensível desde o início até o fim. E ter uma estrutura bem definida, faz com que a audiência seja conduzida de modo que a sua atenção mantém-se durante todo o conteúdo.


Ela também é importante porque facilita e otimiza o tempo de produção. Saber o que fazer e em qual ordem torna a filmagem mais tranquila e organizada. Além disso, diminui o tempo de pós-produção, já que o profissional não precisa ficar separando e combinando as cenas.


Organizando a estrutura narrativa de um vídeo


Antes de começar a estruturar a narrativa do seu vídeo, é importante saber que ela é composta por três momentos: introdução, desenvolvimento e conclusão. E a estrutura pode ser construída das seguintes maneiras:


  • Linear - sem desvios, desenvolve-se em começo, meio e fim;

  • Dupla - acompanha histórias distintas que podem se mesclar;

  • Inserção - utiliza-se o recurso de flashback.


Além dos três momentos que compõem a narrativa, pode utilizar-se os pontos de virada como apoio. Eles nada mais são, do que momentos de conflito que fazem o rumo da história ser transformado, avançando-a para o fim.


Uma boa maneira de construir a narrativa é identificar o espaço onde a história irá acontecer; o tempo de duração dos acontecimentos; os personagens que fazem parte; o enredo da história; e o narrador.


A estrutura narrativa define a forma em que a história será contada. E com ela em mãos, fica mais fácil construir e visualizar o material final. Ajuda também, a simplificar todo o processo e torná-lo mais prático, visto que otimiza a pré-produção, a produção e também a pós-produção.

Organizar uma estrutura narrativa é a melhor forma de colocar o roteiro no papel e mapear quais itens necessitam de ajuste. E para tornar essa tarefa ainda mais simples, é possível buscar auxílio de uma produtora de vídeo.


A Recstory dispõe de uma vasta opção de produções audiovisuais, atendendo o mercado empresarial e publicitário em Novo Hamburgo/RS e Vale do Sinos, com profissionais experientes, produzindo conteúdos criativos e de qualidade para que o seu negócio tenha resultados excelentes.


Conheça nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br

17 visualizações0 comentário