top of page
  • Foto do escritorRecstory

Como produzir podcasts incríveis em vídeo? - Recstory



Nos últimos meses, nós vimos os podcasts se consolidando e novos canais surgindo constantemente, trazendo as mais variadas temáticas para entreter o público. Seja para levantar debates sobre comportamento, trazer nomes renomados de determinado segmento, o podcast se tornou um local muito democrático, com espaço para todos.


Porém, com um alto volume de canais abordando assuntos semelhantes, aliado ao desenvolvimento tecnológico, houve a necessidade (e oportunidade) de expandir o formato que antes era consumido apenas através de áudio, e passar a reproduzir imagem.


O formato que passou a ser chamado de videocast é tão eficiente quanto a configuração anterior, trazendo ainda mais benefícios. Quer saber como produzir podcasts incríveis em vídeo? Então não deixe de acompanhar esse artigo!


 

Para iniciar esse artigo sobre podcast em vídeo e também para te ajudar a entender a importância que esse formato carrega, vamos te trazer um exemplo prático.


Você provavelmente costuma ouvir música durante o dia, certo? A música é um dos recursos sonoros mais poderosos, no entanto, há alguns anos tem-se utilizado outro método para aumentar sua popularidade: os videoclipes.


Isso significa que, assim como os videoclipes, o videocast dá vida às palavras. Ao mesmo tempo, ele transmite uma mensagem através de outra perspectiva e isso faz com que você chame ainda mais a atenção dos usuários, fazendo com que permaneçam no podcast por mais tempo.


O sucesso dos videocasts tem sido tão notáveis, que até a gente aderiu a essa tendência, sabia? O Recstory Talks é nosso novo podcast e traz conversas descontraídas e em vídeo com diversos profissionais ligados ao audiovisual e à publicidade.



Como produzir podcasts incríveis em vídeo?


Quando você opta por produzir podcast em vídeo, consegue garantir diversos benefícios através desse formato. Além de destacar a relevância de um convidado, também é possível dividir trechos do podcast e disponibilizá-los nas redes sociais, aumentando o alcance e gerando divulgação.


Agora que você conhece as vantagens dos podcasts em vídeo, nós separamos 4 dicas para você criar o seu, vamos lá?!


1) Dedique-se para criar um espaço para a gravação


No podcast tradicional, a preocupação maior tende a ser com o áudio. Afinal de contas, o meio de entretenimento será apenas esse. Mas no caso no videocast, existe uma série de cuidados que devem ser tomados e um deles diz respeito ao cenário.


É importante evidenciar objetos que remetam ao seu nicho, trazer um design agradável, bem iluminado e original. Cuide também se não ficará muito carregado e poluído visualmente. A ideia é trazer um espaço que seja bem atrativo aos olhos da audiência.


2) Treine e estude antes de começar a gravar


Outra preocupação que não existe no podcast comum é com a linguagem corporal - mas ela é muito benéfica para transmitir uma mensagem e suas emoções, além de humanizar e aproximar a audiência.


Por isso, reserve um tempo para se preparar antes de começar a produzir seu podcast em vídeo. Se preciso, treine sobre o assunto abordado e não esqueça de estudar o seu convidado.


3) Tenha equipamentos de qualidade em mãos


É de extrema importância garantir que os equipamentos utilizados na produção do seu videocast sejam de qualidade. Você deve se atentar em possuir bons microfones, câmeras, iluminação e/ou qualquer outro equipamento necessário.


Todos esses detalhes técnicos são cruciais para assegurar a qualidade e o profissionalismo na entrega do podcast. Através deles, você passa uma imagem de credibilidade e responsabilidade.


4) Invista em uma boa edição de vídeos


Por último, mas não menos importante: não deixe de lado a pós-produção do seu podcast. E não estamos falando de ajustar um trecho ou outro, mas sim de trabalhar para que o videocast fique ainda mais atrativo e dinâmico.


Através da edição é possível adicionar uma abertura ou encerramento visual, uma trilha sonora suave, elementos animados, letterings e tantos outros recursos disponíveis para melhorar ainda mais o seu conteúdo.


 

Como você pôde perceber, após vivermos o boom dos podcasts, agora começamos a evidenciar a chegada dos podcasts em vídeo. E para as marcas que buscam se destacar e fazer parte do movimento, é uma estratégia interessante para ficar de olho.


E para acompanhar as tendências e o que há de novo no mercado, a produtora de vídeo Recstory conta com profissionais experientes e uma grande variedade de soluções audiovisuais para sua empresa.


E agora também estamos no Spotify com podcast em vídeo! Para ouvir (ou assistir) nossos episódios basta buscar por "Recstory Talks" nas principais plataformas de áudio. Clique no botão abaixo e conheça nosso trabalhos em produção de vídeo!



46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page