top of page
  • Foto do escritorRecstory

Como usar vídeos em estratégias de branded content - Recstory


Fonte: Campanha da Coca-Cola | I Belong Here - #Tokyo2020


O mundo do marketing é extremamente acelerado e dispõe de diversas estratégias e técnicas que podem ser utilizadas por empresas de todos os portes. E entre elas está o branded content.


Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar sobre o termo, mas com certeza já foi impactado(a) por ele. Trata-se de uma estratégia de marketing relativamente nova mas que tem conquistado cada vez mais adeptos.


Mas o que é branded content e como sua empresa pode usar vídeos nessa estratégia? Nós contamos tudo isso nesse artigo.


 

Antes de falar mais sobre o branded content, precisamos reforçar que trata-se de uma estratégia totalmente diferente do marketing de conteúdo. Mesmo que as duas técnicas abordem conteúdos, o foco que elas têm acaba distanciando-as bastante.


O marketing de conteúdo tem um planejamento pensando em longo prazo, em cumprir etapas de funil até a conversão acontecer. Já o branded content acompanha uma campanha específica para divulgar e posicionar a marca.


O branded também não tem o foco de dar ênfase à marca ou transmitir uma mensagem comercial. O seu objetivo é apresentar ou melhorar a percepção da empresa e manter seu nome presente para o público.


O que é branded content?


Agora que nós já explicamos as diferenças entre branded content e content marketing, vamos esclarecer o que é o branded content e falar um pouco mais sobre essa técnica.


Trazendo para o português, a estratégia significa conteúdo de marca. Mas não apenas ao que a empresa comercializa, mas todo o universo em que ela se encontra.


O conteúdo reúne informação, entretenimento e humor. E isso vale para todos os formatos, inclusive para os vídeos de branded content, que são um dos modelos utilizados por diversas empresas do mercado.


Uma empresa famosa pelo uso de conteúdo de marca é a Coca-Cola. Ela tem como foco transmitir uma experiência, fazendo ligação do consumo daquele produto com um momento feliz. Dificilmente vemos uma propaganda direta da marca ou de algum produto da marca.


Como usar vídeos nessa estratégia?


Como se trata de uma estratégia pontual que deve ser original e marcante, vamos te dar algumas dicas para te ajudar na hora de produzir os seus vídeos de conteúdo de marca.


Conheça seu público


Quando você conhece a audiência do seu negócio e entende qual narrativa ou circunstância poderá comovê-la, fica mais fácil de fazer com que o vídeo funcione e de se conectar com seus clientes efetivamente.


E para que essa estratégia funcione, você precisa ter atenção para relacionar tudo isso com a sua marca de maneira que faça sentido.


Conte uma história


O foco do branded content não é o anúncio explícito, mas isso não significa que você não possa mostrar o produto. Uma forma de fazer isso é através de uma história bem contada.


Podemos resgatar o exemplo da Coca-Cola. O produto está sempre inserido em um momento especial e inesquecível, fazendo ligação com elementos que tocam o seu público-alvo e conectando-se com ele.


Realce os valores


Como esses conteúdos abordam o universo da marca, é importante manifestar os seus princípios, com o que ela se importa e os valores que prega. Na hora de produzir seu vídeo, pense se todas essas características serão evidenciadas.


É imprescindível que ao menos uma delas esteja presente na narrativa do seu conteúdo audiovisual.


Tenha uma equipe preparada


Por se tratar de uma estratégia pontual, o time de marketing pode não ter um contato diário como acontece com o marketing de conteúdo. O ideal é contar com o apoio de uma equipe preparada para colocar essa estratégia em prática.


É essencial que além do conhecimento os profissionais tenham equipamentos adequados para fazer a captação. No entanto, nem sempre as equipes de marketing tem a expertise ou os equipamentos necessários para esse tipo de atividade. Por isso é importante considerar o investimento em uma produtora de vídeo.


 

Depois de saber mais sobre o branded content, você ficou entusiasmado(a) para utilizar vídeos na estratégia de conteúdo de marca? Nós podemos te ajudar!


A Recstory tem o know-how no planejamento, produção e pós-produção de vídeos, produzindo diversos conteúdos que elevam sua marca com diferencial a partir de um olhar criativo e inovador. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!


34 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page