top of page
  • Foto do escritorRecstory

Curtume Minuano apresenta seus 50 anos em novo vídeo manifesto - Recstory



Comprometimento, determinação e paixão por aquilo que faz. São essas três características que marcam a caminhada do Curtume Minuano rumo aos seus 50 anos e que podemos observar no novo vídeo manifesto da empresa.


Para trabalhar em todo o processo de planejamento, produção e edição do filme, a empresa veio até a Recstory motivada pela relação que foi construída e se consolidou no decorrer de uma parceria que perdura há anos.


Quer saber como aconteceu essa produção na visão do cliente e de integrantes da nossa equipe? Então, continue a leitura a seguir!


 

O Curtume Minuano


Marca que integra o Grupo Minuano, o Curtume Minuano começou sua história em 1972 quando ainda era a Indústria de Peles Minuano, em Lindolfo Collor/RS. Com uma trajetória consolidada, proporcionando produtos de qualidade e confiança ao público, a empresa se tornou líder no mercado de couro natural com pelo.


Hoje, o Curtume Minuano trabalha com uma vasta produção de couro moveleiro e automotivo, além de tapetes e peles com pelo.


Filme institucional manifesto do Curtume Minuano, produzido pela Recstory


Ficha técnica:

Direção de cena: Guilherme Borges

Direção de fotografia: Matheus Fischer

Assistentes: Rafael Ceratti e Rafael Santos

Direção de produção: Mauricio Brenner

Montagem e finalização: Matheus Fighera

Áudio: Todovido


Por dentro da produção


A produção do vídeo manifesto contou com uma equipe completa, envolvendo diretores de cena, fotografia e produção, assistentes, montagem e finalização, além de uma produtora de áudio para desenvolver a locução.


Para levantar os detalhes dessa produção, entrevistamos 3 profissionais que estiveram comprometidos ao longo do processo: Guilherme Borges (diretor de cena), Matheus Fighera (montagem e finalização) e Giuliane Enzweiler (executiva de marketing do Grupo Minuano).


Apreciamos muito o profissionalismo da Recstory. Vocês não só entregam o prometido mas também surpreendem com qualidade do resultado. Gostamos de trabalhar com pessoas que nos conhecem há anos e que nos acompanham durante diversas fases e evoluções.

Giuliane Enzweiler - Executiva de Marketing do Grupo Minuano


E a relação entre as pessoas está intimamente ligada à essa produção em todos os seus âmbitos. Uma vez que a empresa tinha como objetivo realçar que, por trás de todo o processo produtivo e também das relações comerciais que estabelece, existem pessoas, afirma Giuliane Enzweiler.


Inicialmente, o cliente chegou até nós buscando mostrar como o curtume operava através de uma outra perspectiva: de que, apesar de contar com uma tecnologia de ponta em seus maquinários, quem faz tudo acontecer são as pessoas envolvidas no processo. Este era o objetivo central.


E para acompanhar a referência visual proposta, junto com o briefing enviado pelo cliente, a equipe de produção se apropriou de dois tipos de filmagens para contemplar o vídeo manifesto e garantir as melhores imagens:


Para cenas gerais, utilizamos movimentos de câmera mais amplos, que mostrassem melhor os processos e a amplitude do espaço. Para cenas de detalhe, optamos por explorar ao máximo o desfoque das lentes, mostrando as texturas dos produtos e etapas manuais do processo.

Guilherme Borges, diretor de cena


Em contraponto, o principal desafio encontrado pela equipe, foi o cuidado minucioso para registrar imagens bonitas em um ambiente industrial. Principalmente quando se tratava dos takes mais abertos e gerais.


Como era uma preocupação do cliente, buscamos reforçar nas imagens todo o cuidado que o Curtume Minuano tem durante cada etapa de transformação do couro. E nesse processo, a equipe teve o apoio do cliente para organizar os locais de filmagem e assim captar imagens bem produzidas, justamente como foi o caso dos planos detalhes do couro.


Bastidores da produção do vídeo manifesto do Curtume Minuano


O processo de pós-produção


Toda a etapa de pós-produção do vídeo foi extremamente importante para impor o tom essencial para transmitir a mensagem, além dos ajustes de cor. Para esse trabalho, a equipe preservou a escolha de elementos que trouxessem uma atmosfera intimista que combinasse com as imagens capturadas.


Todo esse clima está presente também na escolha da trilha sonora, que carrega um traço mais dramático com o auxílio do piano. O conjunto faz com que o visual do curtume tenha um ar mais refinado e agradável de ser visto, com sombras mais carregadas que puxam para o azul e luzes brilhantes puxando para o amarelo.


Nas palavras de Matheus Fighera, responsável pela montagem e finalização do vídeo:

[...] Conseguimos criar uma atmosfera elegante que se assemelha mais ao cinema do que à própria publicidade. [...] A escolha da câmera, fotografia, direção, montagem e cor conversam muito bem e isso fica visível no resultado final.

Frames capturados do filme manifesto do Curtume Minuano


 

Gostou de saber mais sobre a produção do manifesto do Curtume Minuano? Em breve compartilharemos mais uma experiência de produção audiovisual, acompanhe nossos conteúdos e redes sociais para não perder.


E se você ficou com vontade de produzir um filme institucional ou manifesto para a sua empresa, chame nossa equipe! A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário, ao lado de profissionais com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, produzindo conteúdos criativos e de extrema qualidade, pensando no seu negócio.


Conheça nosso trabalho.

bottom of page