Funções na produção: o que faz o videomaker? - Recstory



Ele é o profissional chave, envolvido em todas as etapas de elaboração de um vídeo: pré-produção, produção e pós-produção. Portanto, as tarefas de um videomaker não ficam restritas apenas na gravação de um conteúdo.


Por se tratar de um mercado que está em constante inovação, esse profissional precisa estar sempre atento aos novos formatos de vídeo, estilos de edição e todo o tipo de novidade que permeia o meio audiovisual.


Mas as funções atribuídas ao videomaker não param por aí. Continue acompanhando a leitura para descobrir o que faz o videomaker dentro do audiovisual.

As funções do videomaker


Como dissemos brevemente, as obrigações de um videomaker não ficam apenas na filmagem do vídeo, e sim em todas as suas etapas. Veja a seguir:


Videomaker na pré-produção:

Na etapa inicial de planejamento do projeto, o videomaker participa diretamente do brainstorming, ajuda na elaboração do briefing e do roteiro e define os equipamentos adequados para serem utilizados em cada cena.


Videomaker na produção:

Mais do que operar a câmera e gravar o conteúdo em si, o profissional trabalha na direção das cenas e fica responsável por auxiliar na montagem e desmontagem do cenário e dos equipamentos.


Videomaker na pós-produção:

Por fim, o videomaker transforma todo o trabalho realizado, em um vídeo. Ele realiza a edição do material, pesquisa elementos gráficos e trilha sonora, organiza os arquivos e exporta o conteúdo final.


Videomaker x Filmmaker


Até aqui você conheceu um pouco mais do trabalho do videomaker.

Porém, no segmento audiovisual, existem profissionais que atuam como criadores de vídeos, mas com outras definições. E por serem nomenclaturas bastante semelhantes, podem causar confusão ou até a sensação de se tratarem da mesma função, mas não são.


Esse é o caso do filmmaker e do videomaker. Filmmakers são os profissionais que atuam em curtas, médias ou longas-metragens, ou seja: em filmes. Em geral, ele trabalha diretamente com diretor do filme, produtor, roteirista, diretor de fotografia, diretor de arte, editor e uma pessoa responsável pelo som. Isto é, ele não trabalha sozinho.


Diferente dele, o videomaker - como mostramos acima - atua em diferentes processos da produção de um vídeo, e muitas vezes com pouco ou nenhum suporte de outros profissionais. Tudo isso depende do cliente que irá contratar seus serviços ou do projeto em questão.

Com a busca recorrente das empresas por conteúdos em vídeo, o mercado tem se movimentado e sendo aquecido cada vez mais. Isso, consequentemente, gera mais demandas e oportunidades para os profissionais do audiovisual.


Agora que você já conhece o papel do videomaker na produção audiovisual, é hora de colocar a mão na massa e produzir conteúdos em vídeo para sua empresa agora mesmo!


E a produtora Recstory pode te ajudar! Ao lado de profissionais experientes e extremamente qualificados, oferecemos serviços em produção de vídeos que transmitem a mensagem de cada empresa com criatividade, qualidade e diferencial.


Veja nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br

28 visualizações0 comentário