top of page

Funções na produção: o que faz o figurinista?- Recstory



Todos os profissionais envolvidos em uma produção audiovisual têm o seu papel e a sua importância para garantir a qualidade final do material e atingir os objetivos traçados. Isso porque cada profissional consegue enxergar e realizar suas tarefas de forma mais clara, precisa e com os conhecimentos necessários.


Os figurinistas, por exemplo, têm uma visão e uma experiência mais sólida para elaborar as roupas e os acessórios adequados para chegar no resultado desejado, com base no roteiro proposto.


Mas a importância desse profissional vai muito além disso. Para entender o que faz o figurinista no audiovisual, continue a leitura desse artigo!

 

Você, provavelmente, já assistiu um filme ou uma série cujos trajes eram extremamente marcantes e te levavam à uma época ou lugar específico, não é? Ou, ainda recorda com precisão dos acessórios utilizados por Harry, Rony e Hermione; dos detalhes da fantasia do Batman; ou dos trajes de época da Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito.


Tudo isso é resultado da extensa pesquisa e do conhecimento do profissional responsável pelo figurino de uma produção audiovisual. Com esses exemplos é fácil reconhecer a responsabilidade desse profissional que elabora figurinos completos de acordo com o roteiro.


O figurinista precisa ter conhecimento de cor, textura, contexto e ambiente, pois além de ajudar a definir o personagem, é necessário estabelecer o tema e o clima da produção, e cada detalhe é necessário para causar a reação pretendida.


Nos vídeos publicitários e empresariais, o figurinista é essencial para manter a harmonia e destacar as cores do cliente em pontos chave de roupas e adereços. Para isso, ele deve estudar o roteiro, aprofundando-se nas características da produção e da marca.


Ao mesmo tempo, em conjunto com o maquiador, os profissionais podem estabelecer um tom harmonioso, onde o figurino e a maquiagem realçam o vídeo positivamente e o embelezam de forma suave. As peças, muitas vezes, passam por testes de luz, além da aprovação do diretor de arte.

 

São diversas as áreas e possibilidades de atuação desse profissional: produções cinematográficas, novelas, séries, programas de televisão e também no mercado publicitário e audiovisual - cada vez mais.


Ao contratar uma produtora de vídeo para realizar a filmagem, ela mesma poderá trazer os profissionais em que trabalha, reduzindo o seu processo em realizar uma pesquisa ampla até encontrar um figurinista ideal, de confiança e dentro do seu orçamento. Ótimo, não é?


Agora que você já conhece o trabalho do figurinista no audiovisual, é hora de colocar a mão na massa e produzir vídeos para sua empresa agora mesmo! E a produtora Recstory pode te ajudar! Oferecemos serviços em produção de vídeos que transmitem a mensagem de cada empresa com criatividade, qualidade e diferencial.


Conheça nosso trabalho.

206 visualizações0 comentário
bottom of page