top of page

Live streaming: a nova tendência de comunicação de empresas - Recstory



Com o período de isolamento que estamos vivendo, muitas empresas, produtores de conteúdo e artistas estão vendo uma oportunidade de impulsionar conteúdos através das lives, transmissões ao vivo na internet.

Artistas estão trazendo seus shows de forma minimalista e atingindo um número grandioso de espectadores, produtores de conteúdo divulgam live stream abordando diversos assuntos interessantes para os profissionais que estão em home office e até personal trainer está levando a academia para a casa das pessoas através de videoaulas interativas. O que não falta é criatividade na hora de transmitir conteúdo através das lives.


Como as empresas podem se beneficiar dessa ferramenta?


Mesmo com a tendência das lives musicais, diversas corporações já estão apostando na transmissão de conteúdo ao vivo. Universidades adotaram o sistema de aulas online entre professor e os alunos, e seguindo pela educação, alguns portais estão disponibilizando conteúdos ao vivo onde o usuário acessa o material no dia e horário indicados. No dia a dia, esse suporte também é visto no ambiente de trabalho. Com o home office, o quadro de profissionais tende a realizar reuniões remotas com maior frequência, através da tecnologia das videochamadas.

Aos poucos, empresas do segmento de vestuário também estão aderindo ao live stream. Com a recomendação de isolamento social, os consumidores não estão podendo frequentar o comércio, dessa forma, as lojas encontraram formas de manter as vendas: divulgando vídeos ou lives para mostrar roupas e sapatos em modelos, muitas vezes a(o) dona(o) do negócio.


Live musical bate 3,3 milhões de espectadores.

Fonte: Exame


Fato é, que as transmissões ao vivo estão sendo muito bem recebidas pelo público. Fatores como facilidade de acompanhamento, já que basta o usuário ter acesso à internet para assistir de qualquer lugar; os conteúdos são disponibilizados gratuitamente, o que significa que o usuário pode ter em mãos um material rico a sua disposição, principalmente no que diz respeito à aulas e palestras online; a possibilidade de aprender algo novo é um dos fatores também, já que muitas pessoas estão buscando novos aprendizados durante a quarentena.


Como fazer lives de sucesso na internet: 5 dicas valiosas


Existem algumas dicas e cuidados que ajudarão na hora de realizar lives de sucesso na internet. Entre eles:


1) Ter um roteiro

Quando se está abordando um tema específico ao vivo e para várias pessoas, pode ser fácil se perder em meio aos assuntos ou deixar de abordar algo importante. Portanto, é essencial estabelecer um roteiro com os tópicos que devem estar presentes na transmissão, assim fica seguro se manter dentro do planejado.


2) Oferecer um conteúdo relevante

Com a popularização das lives, um desafio a ser enfrentado é a preferência do usuário. O espectador deve identificar facilmente a razão em assistir o seu conteúdo ao invés de dar play em um outro. Deixe em evidência os atributos positivos, a contribuição que o material da sua empresa terá na vida do público.


3) Reservar um espaço de interação com o público

Seja para comentários, feedback ou perguntas, é necessário reservar no roteiro um momento para responder e interagir com o público que estiver assistindo a live do seu negócio.


4) Ter cuidado com iluminação, som e conexão de internet

A qualidade de uma live - em termos de iluminação e som - é crucial para o seu sucesso. Se a transmissão trava frequentemente, o som é imperceptível ou o ambiente está escuro ou com a luz estourada, as chances do usuário abandonar o conteúdo é alto.


5) Ser pontual e apostar na divulgação da live

A pontualidade é algo apreciado no dia a dia mas também quando falamos em transmissões ao vivo. Assim como no tópico anterior, o espectador pode sair da sua live em caso de atrasos e a falta de cumprimento do horário divulgado pode levar a uma baixa aderência do público.

Ao mesmo tempo, é importante divulgar as informações sobre a transmissão para o público correto, aquele que você quer alcançar e para que mais pessoas tenham conhecimento sobre.

Em pesquisa, 70% dos millennials afirmaram assistir conteúdo ao vivo pelo smartphone.

Fonte: Forbes


Durante o isolamento social, inúmeros segmentos estão fazendo lives para se aproximar do público. Na carona dessa oportunidade, empresas estão apostando e criando conteúdos criativos para entregar ao usuário.


A produtora de vídeo Recstory, além de auxiliar a sua empresa na criação de vídeos, agora conta com serviços direcionados para live streaming. Atendemos empresas que precisam se comunicar através de vídeo ao vivo e que buscam uma solução com alta performance e segurança.


Acesse o site e veja nosso trabalho.

128 visualizações0 comentário
bottom of page