top of page
  • Foto do escritorRecstory

O audiovisual como ferramenta de comunicação para endomarketing - Recstory

Atualizado: 10 de out. de 2023


Uma gestão de sucesso pode englobar diversos atributos. Mas sem dúvidas, o principal deles é o engajamento dos colaboradores - e uma circulação efetiva das informações internas. E tanto para engajar, quanto para transmitir mensagens, os vídeos são ótimas possibilidades a serem exploradas.


Estamos vivendo a era dos vídeos há algum tempo, e essa estratégia não abraça somente o mercado publicitário e de entretenimento, mas o meio corporativo também. Informativos, mensagens motivacionais, de integração e até treinamentos hoje são feitos através de conteúdos mais dinâmicos.


79% dos profissionais disseram que suas empresas pretendiam usar vídeo para comunicação interna nos próximos anos.

Fonte: Workforce


Hoje nós vamos te apresentar o audiovisual como ferramenta de comunicação para endomarketing, então não deixe de acompanhar a leitura desse artigo!


 

Na introdução desse artigo, nós usamos uma estatística confirmando o sucesso no uso de vídeos para comunicação interna. E o número não surge à toa: você sabia que, de acordo com a Forrester Research, os funcionários de uma empresa são 75% mais propensos a assistir a um vídeo do que ler textos ou outros materiais?


Que os vídeos são os queridinhos do público, não é novidade. Mas eles também fazem sucesso entre os colaboradores. Mais dinâmicos, diretos e atrativos, os vídeos podem (e devem) estar presentes nas estratégias de endomarketing e até para o RH das empresas.


Uma pesquisa feita com profissionais de RH revelou que 59% das empresas aumentaram o uso do vídeo nos últimos anos.

Fonte: Workforce


Se um profissional não se sentir totalmente engajado durante um treinamento comum ou não compreender perfeitamente um comando e/ou a operação de um equipamento, pode colocar em risco sua segurança e de seus colegas.


Ainda sobre os vídeos de treinamento, você sabia que eles ajudam a reduzir os custos que a sua empresa pode ter durante esse processo? Isso acontece, porque ao invés de assumir despesas com deslocamento, se você tiver várias filiais, e encarregar profissionais e gestores, é possível enviar um mesmo conteúdo para diferentes sedes e ainda assim, garantir um conteúdo padronizado e de qualidade. Se você quiser saber mais sobre vídeo treinamento, leia este artigo.


Ou seja, algumas informações são fundamentais para garantir o sucesso de uma gestão. E isso vai desde a integração de novos funcionários, até a apresentação de um novo produto para várias filiais. A comunicação interna é crucial para as empresas.


Produção de vídeos para o endomarketing e RH das empresas


Outra forma de trazer o novo colaborador para o universo da empresa, é através da produção de vídeos de integração. Esses conteúdos não só podem ser utilizados como forma de dar as boas-vindas para o profissional, trazendo a sensação de pertencimento, como também para reforçar a mensagem da empresa: quem ela é, quais são suas regras e condutas, a sua missão e até alguns objetivos.


De que forma os vídeos podem reforçar o endomarketing?

Os conteúdos audiovisuais são carregados de objetivos: vender, educar, engajar, informar, entreter e acima de tudo, ajudar na comunicação interna de uma empresa.


É possível explorar essa estratégia em conteúdos institucionais, motivacionais, de treinamento, integração, comunicados, depoimentos, conquistas e celebrações da corporação, dicas de saúde e bem-estar do colaborador e reforçar os cuidados relacionados à segurança no trabalho.


38,1% dos vídeos produzidos por empresas têm foco no treinamento de funcionários e educação corporativa.

Fonte: Web Marketing Vídeo

Uma outra forma eficiente, é adotar vídeos para TV corporativa. Que nada mais é, do que um canal interno para transmitir informações da empresa. Vale reforçar a missão, visão e valores, detalhar os objetivos, as metas e os resultados de um determinado período, campanhas sociais ou educacionais e demais comunicados internos.


 

Como você viu ao longo desse artigo, os vídeos para endomarketing e RH são importantíssimos e extremamente vantajosos para as empresas. Sem contar que podem ser explorados nas suas mais variadas possibilidades, garantindo conteúdos inovadores para seus colaboradores.


E para te ajudar nessa e em outras demandas de produção de vídeos, você pode contar com a Recstory! Temos em nosso portfólio clientes como Ambev, Bettanin, Rissul, Tintas Killing, Sicredi, Doctor Clin, CarHouse e Sorrifácil.


Além de profissionais experientes e com o know-how necessário para produzir seu vídeo da pré-produção a pós-produção. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!


68 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page