top of page

O que é fundo chroma key e como utilizá-lo em vídeos - Recstory


Gravação no estúdio da Recstory


Engana-se quem pensa que um fundo chroma key só está ao alcance de estúdios famosos e com megas produções. Utilizado para substituir o fundo de fotos e vídeos em softwares de edição, o chroma é um grande aliado das produções em estúdio - independente de seu tamanho -. Isso, pois, possibilita infinitas opções: inserção de um fundo liso, monocromático; um ambiente educacional, como sala de aula; ou mesmo uma paisagem.


O que é chroma key?


Você, alguma vez, já assistiu ao making of de uma produção cinematográfica e se deparou com um fundo verde ou azul atrás dos atores? Um vídeo dos bastidores de um conteúdo para o lançamento de um produto e encontrou o mesmo fundo esverdeado? Ou ainda, viu nas redes sociais de um palestrante, coach ou professor que ele estava gravando um conteúdo onde esse fundo estava presente?

O chroma key está presente no momento de produção de conteúdos em que se deseja substituir a cor verde por um outro fundo, outro cenário. Em algumas situações, o chroma pode ser vermelho ou azul, também. O vermelho é o menos utilizado, pois a pele das pessoas tende a possuir um tom avermelhado natural, além de ser facilmente encontrado em detalhes de roupas, podendo estragar o resultado final ao remover toda a tonalidade da cena. O azul já não é tão utilizado quanto antigamente. Hoje ele é recomendado para estúdios menores, em decorrência de seu baixo reflexo no objeto.


Como funciona?


Após a produção do vídeo, todo o material é levado para a edição. Nesse momento, o software identifica e remove toda a cor determinada, ou seja, o verde ou qualquer cor RGB (vermelho, verde e azul).

A partir da remoção do chroma key é possível adicionar um novo fundo ao conteúdo, seja ele uma outra cor sólida, uma paisagem, o que for encaixar com a mensagem do vídeo.


Produção realizada pela Recstory, em seu estúdio.


Te apresentamos essas dicas mas calma, você não precisa montar um espaço com chroma key na sua casa ou empresa imediatamente. A montagem e manutenção de um estúdio de gravação pode demandar altos custos. Por essa razão, algumas produtoras audiovisuais realizam a locação desses ambientes, além de produzir o vídeo e ainda editá-lo, ou seja, entregam o material pronto para você.

Se você quer saber por que investir em locação de estúdio para gravações, leia este conteúdo.


A produtora de vídeo Recstory, além de auxiliar a sua empresa na criação de vídeos, possui estúdio próprio para realização de produções. Saiba como podemos ajudar na produção de vídeos e ainda contribuir para o crescimento do seu negócio.

Veja nossos trabalhos.

168 visualizações0 comentário
bottom of page