top of page

O que é um storyboard e qual a sua importância no audiovisual - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 9 de abr. de 2020


Storyboard para produção de vídeo.

O poder do audiovisual nas estratégias de marketing das empresas é incontestável, mas engana-se quem pensa que os processos por trás da criação de um conteúdo em vídeo são simples.

Todas as etapas iniciais de produção, incluindo a elaboração do roteiro, são essenciais e exigem certa atenção. Um processo fundamental - e pouco falado - que auxilia na construção da narrativa, é o storyboard. Essa espécie de desenho em sequência exemplifica de maneira simples como a cena será composta.


Ficou curioso para conhecer melhor essa ferramenta? Então, continue a leitura que iremos te mostrar o que é um storyboard e qual a sua importância no audiovisual.


O que é storyboard?


O storyboard, nada mais é, do que uma sequência de desenhos em miniatura com as cenas previamente estudadas para uma produção audiovisual. Também há notas sobre o que está acontecendo em cada quadro de cena, do início ao fim do vídeo.

Este esboço pode ser realizado tanto à mão, quanto com a ajuda de softwares.


Por que criar um storyboard?


Como dito anteriormente, todos os processos que envolvem a produção de um vídeo são essenciais. Um material audiovisual requer precisão e perfeição nos detalhes, todo e qualquer elemento é pensado cuidadosamente para compor a produção. Por necessitar de tanto planejamento e preparação, é praticamente impossível criar um vídeo a partir do nada, sem uma organização prévia. E por essa razão, o storyboard é peça fundamental para a construção da narrativa de um conteúdo em vídeo.

No geral, explicar uma ideia apenas através das palavras pode causar visões diferentes acerca de algo. O recurso do storyboard preenche essa lacuna, uma vez que permite a visualização da produção que deseja-se realizar, além de simplificar o pós-produção.


Bônus: 3 dicas para criar um bom storyboard


1- Defina a finalidade do vídeo

Antes de iniciar as etapas de elaboração do esboço, defina qual será o uso do conteúdo audiovisual. Ou seja: sua empresa deseja reforçar a imagem de marca? Aumentar as vendas? O que as pessoas devem sentir ao assistir o material?


2- Tenha uma linha do tempo

Ao entender a finalidade do vídeo e a ideia madura, é hora de elaborar uma linha do tempo de início ao fim do conteúdo. Lembre-se de averiguar se existe coerência entre uma cena e outra.


3- Conheça os planos de câmera

Para iniciar o processo de construção do storyboard, é necessário que haja certo conhecimento dos movimentos de câmera. Dessa forma, é possível ter maior precisão do enquadramento de cada cena.


4- Sincronize a imagem com o diálogo existente na cena

O ponto forte do storyboard é a imagem, mas para que a visualização de como ficará toda a produção seja mais clara é importante adicionar ao esboço o que estará sendo escutado naquele momento.


Agora que você já conhece a importância do storyboard para o audiovisual, saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa.

Nós, da produtora de vídeo Recstory, contamos com profissionais com mais de 15 anos de experiência em filmagens para empresas e agências de propaganda.


1.045 visualizações0 comentário
bottom of page