top of page

O uso de vídeos para treinamento e normas de segurança das empresas - Recstory



Por lei, é obrigatório que as empresas, e principalmente as indústrias, garantam o treinamento de seus colaboradores, mas também de visitantes que acessarem suas instalações.

 

Informações fundamentais como o uso correto de EPIs e normas de segurança do trabalho devem ser repassadas a todas as pessoas para que elas saibam como agir em casos de emergência.

 

E uma boa alternativa para engajar a sua equipe quanto aos treinamentos obrigatórios e torná-los mais atrativos, é através dos conteúdos audiovisuais.

 

Ao longo desse artigo nós vamos abordar detalhadamente sobre o assunto e mostrar como o uso dos vídeos pode auxiliar nessa estratégia.


 

As Normas Regulamentadoras surgiram em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho. Hoje, são 37 normativas que garantem a segurança no local de trabalho. Dentre elas, 3 são obrigatórias:

NR 1 - Disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais;

NR 5 - criação e gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);

NR 7 - treinamentos obrigatórios de primeiros socorros e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).


Todas essas normas são cruciais para garantir a proteção e o bem-estar dos trabalhadores em diversos setores. Além disso, se a empresa costuma receber representantes ou demais visitantes, é importante que eles também sejam informados e tenham conhecimento em relação a esses cuidados.


E por lei, as empresas que possuem atividades de risco são obrigadas a capacitar os seus funcionários para proteger sua integridade física, prevenindo doenças e acidentes de trabalho. Essas atividades de risco incluem: altura, espaço confinado, segurança elétrica, líquidos inflamáveis, entre outros.  


O uso de vídeos para treinamento e normas de segurança das empresas


É nesse momento que o vídeo se torna uma peça fundamental: o mesmo conteúdo pode conversar com os colaboradores e com os visitantes, reduzindo o trabalho destinado a escalar uma pessoa para transmitir essas informações ou redigir um texto muito complexo e pouco prático.


Essa estratégia audiovisual complementa os treinamentos com foco em segurança e saúde no trabalho. Os vídeos podem ser uma excelente ferramenta, oferecendo uma abordagem visual e interativa para transmitir informações importantes.


Entrando em uma parte mais prática, trouxemos exemplos muito valiosos de treinamentos e normas de segurança que a sua empresa pode aplicar através dos vídeos. Vamos lá?


Vídeo de integração: destinado a desejar as boas-vindas para os novos colaboradores da empresa, mas também para visitantes. É um conteúdo que pode falar da empresa e se aprofundar em normas de segurança.


Vídeo de código de ética: apresenta a cultura, conduta e as diretrizes da empresa, orienta quanto às regras e o padrão de comportamento que deve ser seguido por todas as pessoas que se relacionam com a empresa.


Vídeo de normas de segurança: pode abranger diversos conteúdos como primeiros socorros, demonstração do uso de EPIs, combate à incêndios, segurança elétrica e de trabalhos em altura e demais simulações de emergência.


Vídeos de treinamento em geral: inclui treinamentos referente ao uso de máquinas e equipamentos, demonstração do manuseio correto de produtos químicos, bem como o seu descarte, além de conduzir o funcionário sobre determinada atividade.


Investir em vídeos de treinamento é investir na segurança dos colaboradores e consequentemente, beneficia a empresa. Quando o funcionário está capacitado com as normas de segurança, ele se sente mais produtivo, há a redução ou eliminação de acidentes e a empresa evita multas trabalhistas.


Todas essas medidas de proteção permitem que quem acesse as instalações da empresa saiba reconhecer, avaliar e controlar todos os riscos que possam vir a acontecer. No entanto, é importante realizar atualizações periódicas para garantir que os funcionários estejam sempre em dia sobre as melhores práticas de segurança no trabalho.


 

Quando decidir produzir vídeos para a sua empresa, certifique-se de escolher produtoras que priorizem materiais de alta qualidade e relevância para o público, seja ele interno ou externo.


Se ficou com vontade de produzir seus vídeos, chame nossa equipe!

A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário na região sul, São Paulo e outros estados, produzindo filmes qualidade. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!



29 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page