top of page
  • Foto do escritorRecstory

Por que a thumbnail é importante para os seus vídeos - Recstory



Hoje em dia, para criar destaque em meio a infinidade de conteúdos audiovisuais disponíveis, é necessário planejar itens que fazem toda a diferença. A thumbnail, por exemplo, funciona como uma vitrine para o seu vídeo, elas são as responsáveis pela maior parte da intenção de cliques em seus conteúdos.


Neste texto, você encontrará tudo o que precisa saber sobre thumbnail para criar imagens de exibição atrativas para seu público.


O que é thumbnail?


De forma simples, a thumbnail é uma foto, um frame do vídeo ou qualquer imagem que nos deparamos na capa de um conteúdo audiovisual. Quando o usuário pesquisa por um conteúdo e encontra uma lista de vídeos, ele visualiza o título, um trecho da descrição e a thumbnail. A intenção da thumbnail é, basicamente, chamar a atenção do usuário e leva-lo a clicar em seu conteúdo.


Por que é importante?


Engana-se quem pensa que a thumbnail é um item decorativo, que não influencia no desempenho de um conteúdo audiovisual. Ela é a primeira coisa que o seu público tem contato quando vão visualizar um vídeo seu.


Estima-se que a thumbnail represente 60% da intenção de cliques.

Desperta a atenção do usuário

Um usuário, ao entrar no YouTube, por exemplo, pesquisa um termo no qual deseja encontrar vídeos e se depara com uma infinidade de conteúdos que tratam do mesmo assunto. Ler o título ou a descrição podem convencê-lo, mas a imagem da capa, isto é, a thumbnail, é o fato decisivo para o clique.


Contextualiza o usuário sobre o conteúdo

A thumbnail indica ao usuário o tipo de informação que será transmitida no conteúdo audiovisual, através de elementos que contextualizam o tema e funcionam como um resumo do que será abordado. Se o seu vídeo for uma videoaula, deixar isso claro na thumbnail já diz para o internauta exatamente o que será transmitido.

Lembre-se que os internautas normalmente têm pressa e não estão dispostos a gastar tempo para definir o conteúdo que vão consumir. 


2 dicas para fazer thumbnail melhores


1) Use imagens chamativas

Se a ideia é destacar o seu vídeo da concorrência, o ideal é utilizar imagens que chamem a atenção, seja através da edição, enquadramento ou expressões faciais. Invista em cores contrastantes, que vão fazer seu conteúdo saltar aos olhos dos usuários nas páginas de buscas, mas lembre-se sempre de manter a identidade visual de sua marca, para haver identificação.


2) Utilize textos pequenos

Se for necessário adicionar textos em sua thumbnail, pense em uma única palavra ou frase pequena que resuma o conteúdo de forma eficiente. Seguindo a mesma ideia da dica acima, é fundamental que a frase escolhida também chame atenção, seja atrativa.


Está preparado para aumentar o desempenho de seus vídeos com essas dicas? Apostamos que sim! E nós, da produtora de vídeo Recstory podemos te ajudar através da produção de animações, vídeos institucionais, comerciais e muitos outros tipos de projetos audiovisuais.


Veja nossos trabalhos.

89 visualizações0 comentário
bottom of page