top of page
  • Foto do escritorRecstory

Por que algumas lentes fotográficas são brancas? - Recstory


Equipe de filmagem profissional da Recstory

Estratégia de marketing? Uma forma de não confundi-las com armas durante a Guerra? Ou apenas uma questão estética? Muito se questiona por que algumas lentes fotográficas são brancas, ao invés de pretas, como a grande maioria disponível no mercado. Mas essa peculiaridade, praticamente exclusiva à Canon, não está associada a nenhuma das alternativas acima.


No artigo dessa semana vamos solucionar a dúvida: por que algumas lentes são brancas, e não pretas? Então, continue a leitura!

 

Atualmente, só a Canon produz teleobjetivas em cor branca - embora a Sony tenha produzido algumas recentemente, como a 70-200. Um fato curioso é que nos Estados Unidos é possível encontrar serviços que transformam teleobjetivas de qualquer marca em uma lente branca.


A principal característica das teleobjetivas está em produzir materiais externos: como esporte e natureza. Isso, consequentemente, faz com que o equipamento fique em contato com a luz do sol por um tempo considerável, o que poderia danificá-lo.


As lentes brancas até podem ser um chamariz no meio de tantas lentes pretas em eventos de grande porte, mas o verdadeiro motivo por trás da cor da lente está em reduzir o calor em situações em que as lentes ficam por muito tempo expostas ao sol.


A razão é por causa do "calor". Quando os fotógrafos estão do lado de fora, sob o sol escaldante [...]. E segurar uma lente quente por longos períodos de tempo é um fardo para os fotógrafos.

Fonte: Site oficial da Canon


Outro fator pensado pela Canon, foi de estudar um tom de branco que fosse suave e não rebatesse a luz com tanta intensidade. Por isso, é possível encontrar lentes que variam entre cinza e bege.


A marca foi pioneira nessa solução, e em 1976 viu na mudança de tonalidade, uma maneira de refletir parte da luz vinda do sol e assim, diminuir o aquecimento das teleobjetivas, evitando futuras danificações. As primeiras lentes brancas foram a FD 600mm f/4.5 S.S.C. e a FD 800mm f/5.6 S.S.C.


Para entregar melhores experiências e resultados, a Canon vem desenvolvendo e aprimorando seus recursos, revestimentos e tecnologia desde o início.


Primeiras lentes EF/RF com proteção térmica;

EF400mm f / 2.8L IS III USM, EF600mm f / 4L IS III USM (2018);

RF70-200mm F2.8 L IS USM (2019).

Fonte: Site oficial da Canon

 

O que você achou sobre as considerações por trás das tão conhecidas teleobjetivas brancas da Canon? Continue acompanhando nossos conteúdos para conferir mais curiosidades sobre equipamentos audiovisuais.


A produtora de vídeo Recstory dispõe de uma vasta opção de produções audiovisuais, atendendo o mercado empresarial e publicitário em Novo Hamburgo/RS e Vale do Sinos.


Veja nosso trabalho.

135 visualizações0 comentário
bottom of page