top of page
  • Foto do escritorRecstory

Por que vídeos ajudam a vender mais? - Recstory



Nós já trouxemos, em alguns artigos, informações que comprovam a eficácia dos vídeos na comunicação das empresas. Ressaltamos, também, que o formato audiovisual é o mais eficiente quando utilizado com a finalidade de vender ou educar o consumidor.


Mas por que isso acontece? Por que os vídeos vendem mais do que as imagens estáticas e/ou os textos - mesmo quando usados juntos - ? Para entender como isso ocorre, continue o artigo a seguir.


 

Afinal, por que os vídeos vendem mais?


Muito além de especulações, teorias ou achismos: os vídeos vendem, sim, mais do que qualquer outro formato de conteúdo. Em 2021, esse número já excedia os 30% - apenas nas redes sociais, imagine nos demais canais?


A mesma pesquisa, realizada pela VidMod, identificou que os vídeos com até 16 segundos de duração poderiam atingir uma taxa 700% maior de conversão. E o cérebro humano está por trás de todo esse sucesso. Como?


O nosso cérebro tende não só a processar informações presentes em um conteúdo audiovisual de forma mais rápida, como também retém a mensagem em nossa memória por muito mais tempo. Retemos até 95% de uma mensagem apresentada em vídeo e a porcentagem cai para 10% se o conteúdo for textual (Fonte: Insivia).


Outro fator que influencia na popularidade dos vídeos é que para consumi-lo, o usuário não precisa centrar sua atenção inteiramente no conteúdo. Por exemplo: ao acompanhar o vídeo de uma receita culinária, ele pode fazer outras coisas enquanto reproduz o conteúdo.


E como a venda através dos vídeos é superior e funciona em diversas plataformas, é outro motivo que faz as pessoas investirem mais nessa forma de comunicação, pois se torna versátil e de fácil inserção.


 

Como você pôde perceber ao final desse artigo, grande parte do sucesso dos vídeos está relacionado com questões cerebrais e em como respondemos a esse estímulo. Além de, claro, ser muito mais dinâmico e acessível para o público.


No audiovisual, há a possibilidade de incluir elementos sonoros, visuais, textuais e outros recursos que acessam áreas do nosso cérebro de uma forma que uma imagem ou texto isolados, não conseguem.


E com o consumo das redes sociais se intensificando cada vez mais, é importante adaptar sua estratégia para não ficar de fora. E nossa equipe pode te ajudar!


A Recstory atua na grande Porto Alegre e todo o Brasil, atendendo o mercado corporativo e publicitário com serviços audiovisuais para as mais diversas finalidades.


Veja nosso trabalho.

39 visualizações0 comentário
bottom of page