top of page

Quais cuidados ter durante uma gravação audiovisual? - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 8 de abr. de 2020



Ao vermos um vídeo finalizado e circulando na televisão e/ou na internet, é complexo esboçar uma ideia da dimensão de determinado projeto ou do empenho que houve por parte da equipe de gravação para que o material resultasse em um conteúdo de qualidade.

Como no audiovisual existem propostas com tamanhos diferentes e que exigem produções diferentes, podem haver equipes com dezenas de profissionais - de áreas distintas - ou com um número menor. Independente da dimensão que a produção possuir, alguns cuidados devem ser vistos de forma minuciosa em uma gravação, nesse texto você saberá quais são eles.


Iluminação


A iluminação - ou nesse caso, a falta dela - pode vir a prejudicar a qualidade de um conteúdo audiovisual, isso porque um ambiente mal iluminado compromete o processo inteiro: não há equipamento, som e cenário que resolvam o problema. Por isso, para garantir uma boa luz para a gravação de um vídeo, existem alguns equipamentos, acessórios e também estratégias que auxiliam e facilitam todo esse processo.

As estratégias se baseiam em como as luzes serão posicionadas no ambiente de gravação, isso deve ser planejado antes do início da captação.


Posicionamento da luz

A luz principal, por exemplo, deve ser posicionada na frente do objeto ou personagem que será filmado, como ela gera sombra, a luz de preenchimento é disposta em um ângulo parecido para controlá-la, já a luz de fundo ou contraluz, é posta no lado contrário às outras para dar a sensação de profundidade.


Equipamentos e acessórios

Além dos cuidados com a disposição do material de iluminação, existem equipamentos como o painel de LED, Softbox e Fresnel que são indispensáveis na gravação, e claro, alguns acessórios também. É o caso dos rebatedores de luz, difusores e tripés.


Cenário


Estúdio com ou sem chroma key, ambiente aberto ou fechado: seja qual for o cenário escolhido para a sua gravação, é necessário ter atenção redobrada. Além dos cuidados com quem estiver participando da filmagem, questões externas devem ser controladas, como possíveis ruídos e pessoas circulando pelo local.

Em uma gravação interna, é importante remover da cena todo e qualquer objeto que não precise estar ali. O ambiente deve estar organizado para criar harmonia e deixar em destaque apenas o que for necessário na captação.

Se você optar por realizar a gravação de um vídeo no ambiente da sua empresa, temos um conteúdo bônus com os cuidados ao fazer filmagem no seu negócio.


Som


Quando o assunto é o som de um vídeo, existem dois cuidados fundamentais que se deve ter em relação à captação: a desejada (uma locução, por exemplo) e a indesejada (ruídos, celular tocando, barulho de máquinas etc). Se tratando de uma gravação externa, até o vento pode bloquear o entendimento e ser um inimigo para a filmagem.

Para saber mais sobre som no conteúdo audiovisual, você pode conferir o nosso material sobre trilha sonora e/ou locução.


Agora você notou que no audiovisual, todo cuidado é pouco. Ao contratar uma produtora de vídeo, ela irá alertar você quanto a esses detalhes importantes.

Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa.


200 visualizações0 comentário
bottom of page