• Recstory

Saiba o que é direito de imagem e como evitar problemas legais - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: Abr 9



Com as empresas realizando cada vez mais fotos e vídeos para divulgação em seus perfis nas redes sociais, muitas vezes nos deparamos com a imagem de funcionários da própria organização na internet. Ao realizar uma produção audiovisual, existe uma série de cuidados que devem ser levados em consideração. Um dos mais importantes, e que podem gerar sérios problemas judiciais contra a sua empresa, diz respeito ao direito de uso de imagem de terceiros.

Quando a voz - ou nesse caso, a imagem - de uma pessoa é utilizada para fins de divulgação ou comercialização de vídeos empresariais, é de extrema importância que aja uma autorização desta pessoa, consentindo com a utilização de sua imagem para os devidos fins. A não permissão pode fazer com que a sua empresa tenha problemas judiciais indesejados.


Com o intuito de evitar situações inesperadas ao gravar um vídeo na sua empresa, no artigo dessa semana saiba o que é direito de imagem e como evitar problemas legais.


Afinal, o que é direito de uso de imagem?


"O direito assegurado a toda pessoa de ter sua imagem resguardada para que se preserve a respeitabilidade e boa-fama, atrelando-se a questões como a honra do sujeito."

Portal Jus (2019)


Seja o vídeo divulgado na televisão ou nas redes sociais, com a facilidade de um conteúdo ser disseminado atualmente, as pessoas se tornam cada vez mais vulneráveis à exposição, e muitas vezes, são resistentes à divulgação da sua imagem. Portanto, a melhor forma de conseguir a permissão de um terceiro para uso de sua imagem, é a conversa, além de acordos formalizados para fins de comprovação e registro.

Ao realizar uma gravação institucional dentro da sua empresa, tenha em mente que inúmeros funcionários podem aparecer entre uma cena e outra. Antes de iniciar a filmagem, avise todos os profissionais que haverá uma produção audiovisual na empresa, certifique-se de que não haverá problemas ao divulgar a imagem destas pessoas.


Lembre-se: não é porque elas estão inseridas no ambiente da sua empresa, que você possui autorização para usar a imagem dessas pessoas sem o seu consentimento.


Utilizar o depoimento em vídeo de determinado colaborador, ou a imagem de um funcionário da empresa pode ser uma ótima forma de aproximar o público do seu negócio. Porém, é de fundamental importância que o indivíduo esteja ciente que a sua imagem será divulgada e concorde com isto.


Agora que você já sabe como é importante ter cuidado com o direito de uso de imagem, conheça o trabalho da produtora de vídeo Recstory e saiba como aumentar a visibilidade da sua empresa com a utilização de conteúdo audiovisual.


https://www.recstory.com.br

16 visualizações
ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco:

(51) 3035-7717

(51) 99539-9671

contato@recstory.com.br

Rua Flores da Cunha, 125

Novo Hamburgo - RS

Produtora de vídeo Recstory de Novo Hamburgo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

©2018 Recstory - Produtora de vídeo em Novo Hamburgo, realiza a produção de filmes institucionais, comerciais, vídeos animados e explicativos para empresas e agências de publicidade e propaganda no Rio Grande do Sul e para outras regiões do Brasil.

contato-produtora-videop