top of page

Saiba qual é a duração de vídeo ideal para cada plataforma - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 8 de abr. de 2020



Para empresas e produtores de conteúdo, a mesma dúvida pode surgir frequentemente: como passar uma mensagem em vídeo com uma duração que não venha a entediar o público? Ou ainda, como adaptar o conteúdo com a duração ideal para cada formato e plataforma?

Por um lado, um vídeo mais curto pode ser consumido facilmente, permitindo o acesso em qualquer local. Já uma produção audiovisual mais longa, pode possuir maiores detalhes e abordar um assunto de forma mais prolongada.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te mostrar qual é a duração de vídeo ideal para cada plataforma. Continue a leitura!


60% dos usuários não conclui um vídeo que ultrapasse 2 minutos.

Fonte: K2.


Apesar da estatística, não existe uma regra que se aplique a todas as produções audiovisuais. O que acontece, é que diversas pessoas podem rejeitar o material por diferentes razões além da duração: conteúdo não adequado ao interesse ou ao público-alvo e também pela plataforma em que o vídeo está inserido. Às vezes o usuário está interessado no seu conteúdo, mas o mesmo foi divulgado em uma rede social e com uma duração infinitamente longa. O que interfere, neste caso, é que as redes sociais são locais em que a audiência passa o olho pelo feed com rapidez, consumindo mídias objetivas e diretas.


Qual é a duração de vídeo ideal para cada plataforma?


Como dito, a taxa de retenção e de atração contribuem na definição do tempo de duração dos vídeos da sua empresa. Abaixo você confere algumas dicas sobre a duração recomendada de conteúdo para algumas das plataformas de vídeo.


YouTube

  • Duração possível: até 12h

  • Duração ideal: 02 minutos

Apesar de ser uma plataforma exclusiva para vídeos, o ideal é que o conteúdo não se prolongue. Se a demanda necessita de uma duração maior, o recomendado é dividi-lo em pequenos vídeos e disponibiliza-los na sessão playlist da plataforma. Não se esqueça, o YouTube sugere ao usuário, vídeos que tenham similaridade com o seu assunto, portanto é importante adequar a sua mensagem para não perdê-lo para a concorrência.


Facebook

  • Duração possível: até 4h

  • Duração ideal: 01 minuto

Mesmo se tratando de uma rede social que disponibiliza uma duração de vídeo relativamente grande, o recomendado é não ultrapassar o primeiro minuto, onde o índice de engajamento é maior. O Facebook é utilizado na maior parte das vezes, para o lazer do usuário e a tendência é que consumam mídias que sejam imediatamente atrativas.


Instagram

  • Duração possível: até 01 minuto

  • Duração ideal: 30 segundos

Por ser a rede social mais visual do meio digital, o consumo de fotos e vídeos no Instagram se torna mais rápido e por essa razão, vídeos curtos têm a chance de gerarem mais engajamento. Isso é resultado do ritmo acelerado em que os conteúdos são consumidos na plataforma.


Stories

  • Duração possível: 15 segundos

  • Duração ideal: 15 segundos

A atual função do Instagram, permite que pessoas e empresas divulguem pequenos conteúdos em seu Stories, desaparecendo 24 horas depois, semelhante ao Snapchat.

Nesse conteúdo você pode entender um pouco mais sobre vídeos para Instagram e Stories.


LinkedIn

  • Duração possível: até 30 minutos

  • Duração ideal: 30 segundos a 05 minutos

Rede social voltada para profissionais e negócios, tende a comportar bem os vídeos curtos ou mais extensos. Desde vídeos educativos, que possuem uma duração maior, até dicas curtas e rápidas funcionam na plataforma, mas lembre-se de direcionar corretamente para o seu nicho.


Twitter

  • Duração possível: 02 minutos e 20 segundos

  • Duração ideal: 45 segundos

O Twitter - até pelo seu limite de caracteres - é uma rede social cujo consumo é ainda mais rápido do que no Instagram. Assim como os textos devem ser diretos e claros, os vídeos publicados na plataforma devem ter a mesma objetividade.


WhatsApp

  • Duração possível: até 03 minutos

  • Duração ideal: 01 minuto e 30 segundos

No WhatsApp, o que influencia, no geral, não é o tempo de duração de um vídeo, e sim o tamanho do arquivo. Mas de forma ampla, os conteúdos tendem a possui uma duração média de 01 minuto e 30 segundos.


O importante, em qualquer situação, é planejar com cuidado todo e qualquer conteúdo que a sua empresa for utilizar, bem como, as plataformas em que serão divulgados, para se adequarem a duração e ao formato recomendados por cada uma delas.

A produtora de vídeo Recstory produz conteúdos audiovisuais que comunicam a sua empresa com diferencial. Atendemos o mercado empresarial e publicitário desde 2013, com soluções em vídeo para ajudar no crescimento da sua empresa.


Acesse o site e conheça nosso portfólio.

165 visualizações0 comentário
bottom of page