top of page

Vídeo interativo: 3 vantagens da tendência que está mudando a experiência do usuário - Recstory


Black Mirror: Bandersnatch

Fonte: Reprodução


A influência dos conteúdos audiovisuais no ambiente digital é cada vez mais forte. E com um consumo acentuado, aliado com o objetivo de chamar a atenção do consumidor, é comum encontrarmos vídeos dos mais variados estilos a fim de entreter e converter.

Diante disso, um estilo ainda mais envolvente de produção começou a obter o seu espaço na internet e na preferência do público: os vídeos interativos.


Se seu negócio está pensando em adotar a estratégia de interação em vídeos ou quer saber mais sobre ela, leia o artigo a seguir e conheça a tendência que está mudando a experiência do usuário.

 

O que diferencia os vídeos interativos dos demais?


Conteúdos interativos, como o nome já sugere, estimulam a interação do usuário.

Na maioria dos vídeos, as únicas escolhas que o usuário poderia fazer era de pausar, pular, acelerar ou voltar em alguma cena específica. No vídeo interativo, por sua vez, o rumo da história é inteiramente definida pelo próprio telespectador: ele pode escolher o rumo da trama, qual a próxima decisão do personagem, qual informação deseja saber naquele momento, etc.


E foi justamente a proposta da série Black Mirror, da Netflix, ao lançar o interativo Bandersnatch em 2018. O episódio permite que o telespectador tome decisões pelo personagem e a partir delas, o desfecho da história é transformado. Estima-se que existam 5 finais alternativos de acordo com o comando do usuário.


Black Mirror: Bandersnatch

Fonte: YouTube


Você deve estar curioso para saber como aplicar o vídeo interativo no seu negócio, certo?

A estratégia pode ser adotada em questionários, ações com base nas escolhas do usuário e para direcionar a uma página de destino.


Pesquisa de satisfação

Ao invés de enviar um e-mail ou levar o usuário a uma landing page de avaliação, você pode disponibilizar um vídeo interativo e tornar o processo mais dinâmico.


Quiz ou teste

Esse tipo de conteúdo, além de ser uma excelente forma de entreter seu cliente, faz com que ele queira compartilhá-lo com seus amigos.


Infográfico

Os usuários gostam de informações exibidas de forma agradável e que possam participar, por isso são ótimos para gerar tráfego e ajudar na construção da autoridade.


Stories do Instagram

A maneira mais simples de adotar o vídeo interativo atualmente, é através do Instagram, no story. Você pode direcionar os conteúdos de acordo com a preferência do seu seguidor.


Vídeo de produto

Nesse caso, o usuário pode escolher qual informação quer conferir primeiro, se deseja saber os detalhes técnicos ou sua forma de uso, por exemplo.


Veja um exemplo de vídeo interativo da plataforma Eko, que permite ao usuário controlar as decisões em uma série de vídeos intitulada "Cook Together".

Fonte: Eko: Cook Together


3 grandes vantagens em utilizar vídeos interativos


Adotar essa estratégia é benéfica para empresas pois faz do usuário uma parte da produção em que ele está assistindo, faz com que se sinta coprodutor daquela obra. Sem dúvidas, a possibilidade de imersão de um conteúdo interativo, em si, já é uma das suas grandes vantagens. Listamos a seguir 3 boas vantagens que essa estratégia pode oferecer ao seu negócio:


1. Entrega uma melhor experiência ao usuário


Quando se fala em conteúdo audiovisual, em principal, de atração, sai na frente quem entrega a melhor experiência. E quando se trata de vídeo interativo, o conteúdo em si já é uma experiência nova ao usuário, pois estimula seu protagonismo. Além do mais, as obras interativas entregam a oportunidade de adaptar o conteúdo de acordo com suas preferências.


2. Gera ainda mais engajamento


Ao entregar uma experiência de interação ao público, as chances de viralização e altas porcentagens de engajamento são significativamente maiores. As pessoas gostam de conteúdos que as permitam "brincar" com a história, imaginar possibilidades diferentes de desfechos, isto é, conteúdos que possam se sentir parte da criação.


3. Torna a marca mais popular


Atualmente, estar atento às novidades de conteúdo não é suficiente: é necessário entregá-las. Quando uma empresa distribui conteúdos novos no mercado e está dentro das tendências, ela é vista com mais credibilidade e autoridade. O público começa a esperar com anseio por publicações e conteúdos daquela empresa.


Como você pôde perceber, os vídeos interativos são uma ótima ferramenta para melhorar os resultados de uma estratégia de vídeo marketing. A partir das informações acima, seu negócio pode mapear um planejamento de conteúdos com base na interação com seus atuais e potenciais clientes.


A produtora de vídeo Recstory, de Novo Hamburgo/RS, produz vídeos para auxiliar na credibilidade e notoriedade da sua empresa, além entregar um diferencial de comunicação com demandas desde a produção de vídeo, filmagens com drone e demais soluções audiovisuais.


Veja nosso portfólio.

114 visualizações0 comentário
bottom of page