top of page

Vídeo para feed e stories: como usá-los na sua estratégia? - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 9 de abr. de 2020



O uso do Instagram vem crescendo exponencialmente. Isso porque além de atrair cada vez mais usuários, a ferramenta está incluindo novas funcionalidades, tornando-a uma ótima opção de comunicação para empresas, seja para reproduzir publicações que expiram em 24h, explorar conteúdos mais longos que podem ser postados no feed, ou mesmo as tradicionais e já conhecidas postagens no perfil.

Se a sua empresa já conhece o Instagram, mas não o utiliza com frequência, nesse artigo vamos te apresentar cada opção existente dentro da plataforma e as vantagens de usá-las na estratégia de marketing.


Por que usar o Instagram?


60% das pessoas afirmam descobrir novos produtos no Instagram.


Mais do que um meio de entretenimento, o Instagram é uma forma das pessoas conhecerem marcas, produtos e serviços enquanto estão navegando na ferramenta.

Por ser a segunda rede social mais utilizada por empresas, anunciar conteúdo business na plataforma, virou um hábito. Prova disso, é que no último ano o Instagram apresentou um aumento de 26,9% quanto à presença de empresas inseridas na rede. Além do mais, de acordo com os dados do Social Media Trends do último ano, as empresas notaram que a rede social que mais impactou na sua estratégia de marketing foi o Instagram.

Uma vantagem enorme de utilizar o aplicativo como parte da comunicação do seu negócio, é a possibilidade de variação dos conteúdos. As funções de IGTV e stories, por exemplo, podem ser vistas como método de entretenimento entre contas pessoais, mas se encaixam perfeitamente para uso empresarial no Instagram, visto que elas permitem reprodução que expira em 24h ou, no caso do IGTV, conteúdos mais extensos.


Instagram


Curiosidade: quando a possibilidade de inserir vídeos no Instagram foi lançada em 2013, mais de 5 milhões de conteúdos audiovisuais foram publicados nas primeiras 24h. Você pode imaginar que desde então, o crescimento não parou mais.

E não é para menos, o Instagram é conhecido por ser visual e exatamente por esse motivo, a ferramenta traz grandes oportunidades de engajamento para as marcas. E diferente do Facebook, não há como postar apenas conteúdo textual, e sim fotos, gifs ou vídeos, acompanhados de legenda.

Um grande diferencial e uma vantagem da plataforma, é a possibilidade de empresas terem funcionalidades diferentes daquelas fornecidas para contas pessoais.


Botão para contato

Através dessa facilidade, quem quiser entrar em contato com a sua marca não precisa memorizar o telefone ou anotar e-mail. Com o botão para contato, basta clicar na opção desejada e ele abrirá automaticamente. Os contatos disponíveis para sua empresa inserir são: telefone, endereço e e-mail.


Desempenho da conta

É importante saber como a sua conta está evoluindo no Instagram ao passar dos dias, principalmente para perfis empresariais. As informações que podem ser acompanhadas garantem uma visão de onde pode haver melhorias. É possível analisar as impressões, alcance, visualizações no perfil e cliques (no link ou contatos).


Desempenho da publicação

É essencial que você saiba como o seu conteúdo está sendo recebido pelo público, certo? O Instagram fornece os dados de desempenho que a sua publicação obteve. As noções monitoradas que podem ser acessadas tem relação com alcance, interações, envolvimento, descoberta, impressões e cliques (no perfil ou contatos).


80% das contas seguem uma empresa no Instagram, a maior média existente entre as redes sociais.

Stories


Com um crescimento desenfreado da função, muitas marcas estão incluindo em suas estratégias de marketing os conteúdos para stories. E para melhorar constantemente, o Instagram aposta em atualizações frequentes incrementando ou adicionando novas possibilidades aos usuários.

Recentemente, a função “destaque” foi atribuída à plataforma. Através dela, o usuário (pessoal ou empresarial) é permitido a fixar conteúdos que produziu e julgou interessante permanecer no seu perfil ao invés de desaparecer 24h depois. O Instagram possibilita a inserção de inúmeras funções nas histórias.


Marcações

Menções à usuários, localização e hashtag.


Animações

Gifs, adesivos e desenhos.


Interação

Enquete, perguntas, contagem regressiva e testes.


1/3 das histórias mais visualizadas são de empresas.

IGTV


Conhecido como YouTube do Instagram, o IGTV é um aplicativo da própria plataforma. O objetivo é simples: postar vídeos verticais com duração entre 10 à 60 minutos. Por ser vertical, ele se assemelha ao stories, a diferença está no tempo de duração do conteúdo e na postagem, que pode ser compartilhada posteriormente no feed.

O IGTV pode até parecer complexo no primeiro momento, mas não é. Uma das vantagens percebidas é a sua simplicidade, o único trabalho a ser realizado é, de fato, a produção desse conteúdo antes da publicação. Semelhante ao stories, no IGTV é possível adicionar CTA ao conteúdo, ou seja, o conhecido "Arraste para cima" que direciona o usuário a uma página. É uma boa alternativa se você deseja levar o público a realizar uma ação específica ou conhecer um produto.


Agora que você conheceu as opções existentes no Instagram e como cada uma pode contribuir para a comunicação da sua empresa, está na hora de produzir e distribuir esses conteúdos.

A produtora de vídeo Recstory produz conteúdos audiovisuais que comunicam a sua empresa com diferencial.

Atendemos o mercado empresarial e publicitário desde 2013, com soluções audiovisuais para ajudar no crescimento da sua empresa. Nosso trabalho atende demandas desde a produção de vídeo, filmagens com drone, empresas e também, locações.

Acesse o site e conheça nosso portfólio.

141 visualizações0 comentário
bottom of page