Os conteúdos audiovisuais estão cada vez mais presentes em diversos momentos da vida das pessoas - estudos, lazer e trabalho. Conteúdos diversos podem ser consumidos através de vídeos ou adaptados para serem relevantes ao público.
Entre os conteúdos informativos e de entretenimento está o webcast. A alternativa rompe barreiras físicas e geográficas na hora de transmitir mensagens. Existem várias aplicações para o webcast: transmissão de eventos, palestras, reuniões internas, webinars, dentre outras.
No artigo dessa semana, saiba o que é webcast e quando utilizá-lo para engajar seu público.
Webcast ou podcast?
É muito comum que se confunda os termos webcast e podcast pela similaridade dos nomes.
A principal diferença entre eles consiste no fato de que o webcast - ou videocast, como também é conhecido - utiliza recursos de imagem, áudio e até animação; enquanto o podcast é um conteúdo apenas de áudio.
Com transmissão ao vivo ou arquivo gravado, o webcast pode ser visto através de streaming. Isso significa que o conteúdo pode chegar a um número muito maior de pessoas, o que colabora no engajamento.
As principais vantagens do webcast
Trazer debates para o mundo digital através de vídeos é uma solução extremamente eficiente. Além disso, arquivos neste formato geram mais interações, compartilhamentos, e, em específico, se tratando no webcast, ainda permite que o usuário acesse o conteúdo gravado caso não consiga assistir ao vivo.
Confira outras vantagens do webcast:
Pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo;
Após a transmissão, a gravação pode ser disponibilizada ao público;
Não necessita de grandes investimentos, pois não demanda de uma grande estrutura;
Alcança mais pessoas.
Quando utilizar webcast no âmbito empresarial
Analisando as vantagens do webcast e como ele pode contribuir na estratégia de uma empresa, você pode estar curioso para saber como e quando aproveitar esse recurso da melhor forma possível.
Palestras;
Eventos em geral;
Videoaulas;
Comunicação interna;
Temas do segmento da empresa;
Webinars.
Fato é, que o webcast permite uma interação significativamente maior do que o podcast. Isso porque pode haver interação ao vivo, o que não acontece com o podcast.
Entender as preferências do seu público pode ajudar a mapear qual é a melhor estratégia para seu negócio, e quando aplicá-la.
A produtora de vídeo Recstory, de Novo Hamburgo/RS, produz vídeos para auxiliar no crescimento e notoriedade da sua empresa, além entregar um diferencial de comunicação com demandas desde a produção de vídeo, filmagens com drone e demais soluções audiovisuais.
Veja nosso portfólio.
Ótimas dicas! Sempre acompanho aqui e utilizo em meu negócio! Obrigado.
http://www.luzcameralocacao.com.br