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Como criar um roteiro para o seu vídeo institucional - Recstory

Atualizado: 27 de jul. de 2022



Você já conheceu uma empresa de calçados que não tenha feito o desenho de um modelo antes da fabricação? Ou uma construtora que fez um shopping sem um projeto de engenharia? Duas situações impossíveis, não é?


Mas é exatamente o que acontece quando um vídeo é feito sem um roteiro. A produção de vídeo é como qualquer projeto. Ele demanda tempo, cuidados, mas também muito planejamento.


Ao longo desse texto iremos te mostrar o que fazer e como organizar um roteiro para o vídeo institucional da sua empresa.



 

Briefing


Toda produção audiovisual começa no briefing. Ele é a ferramenta mais importante que deve ser passada para uma produtora na hora de produzir a sua ideia. Nele, você descreve exatamente o que pretende realizar, o que faz questão que apareça no vídeo, alguns objetivos, se haverá locação, público-alvo que deseja atingir com o projeto, prazos e o orçamento.


Você pode incluir outras informações que julgar importantes.


Escolha do formato

Documentário, depoimentos, locução


Com a etapa do briefing concluída, você deve começar a pensar em que formato deseja produzir o seu vídeo institucional, isto é, qual o tipo de vídeo que melhor se encaixa com a mensagem que deseja passar ao público.


Você quer que o seu vídeo tenha um estilo de documentário? Ou seja, narre a história do fundador da empresa, da sua criação e trajetória, de como é cada etapa da montagem de um produto? Se o seu objetivo é engajar o público com um material rico, o vídeo-documentário é uma ótima opção.


Mas se a sua ideia é sair do convencional, aposte no vídeo depoimento. Você pode utilizar depoimentos de funcionários, sobre visões e vivência na sua empresa, de colaboradores, diretores e até mesmo, clientes.


Nos conteúdos audiovisuais, não são só as imagens que devem ser levadas em conta, o áudio é parte fundamental desse material. Para cada tipo de vídeo, estilo e tom, uma locução deve se encaixar no seu conteúdo. É importante que a voz escolhida combine com o objetivo que o seu vídeo tem, uma mensagem emotiva, um conteúdo informativo ou a história da criação da sua empresa.


História

Mercado de atuação, clientes, produtos/serviços


Na etapa da história, você fala sobre a sua empresa: a trajetória desde a criação, o mercado de atuação que ela está inserida, os produtos e serviços que são oferecidos aos seus clientes, pode mostrar o processo de fabricação de um produto, a estrutura da empresa.


Reconhecimento e premiações


O público está cada dia mais exigente, criterioso, pesquisando minuciosamente uma marca ou produto/serviço antes de adquiri-lo. A sua empresa tem prêmios que a reconheçam? Selo de qualidade? Informe no momento do briefing, assim eles podem ser citados e o público se informa a respeito da sua eficiência e credibilidade enquanto marca.


Atributos de diferencial


Se a sua marca possui atributos quanto à responsabilidade ambiental, sustentabilidade, inovação, tecnologia etc, informe no conteúdo audiovisual. Empresas que se importam com questões ambientais e comunitárias, por exemplo, fazem com que o consumidor tenha uma visão que a sua marca é humanizada.


 


As produtoras de vídeo são responsáveis por desenvolver todo o processo de criação de um vídeo institucional, incluindo o roteiro.


Se você quiser maiores informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa.


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