top of page

4 dicas importantes para gravar vídeos com chroma key - Recstory



O chroma key é um recurso que traz muita versatilidade para dentro da produção audiovisual. Com ele, é possível unir a segurança em gravar em um ambiente controlado - sem imprevistos climáticos ou ruídos -, com as infinitas possibilidades de fundos que podem ser inseridos na pós-produção. E tudo isso por um valor muito menor do que o necessário para alugar uma ou mais locações externas, dependendo da produção.


Mas utilizar o famoso fundo verde requer conhecimento e cuidados. Por isso, no artigo dessa semana separamos 4 dicas importantes para gravar vídeos com chroma key. Continue a leitura e saiba mais.

 

4 dicas importantes para gravar vídeos com chroma key


O chroma key está presente no momento de produção de conteúdos em que se deseja substituir a cor verde por um outro fundo, outro cenário ou ambiente. Em algumas situações, o chroma pode ser vermelho ou azul, também. Se você quiser saber mais sobre o que é fundo chroma key e como utilizá-lo em vídeos, separamos esse material.


Para explorar o melhor do chroma e ter um bom resultado final no seu vídeo, é preciso alguns cuidados. Veja 4 dicas importantes para gravar vídeos com chroma key a seguir:


1. Planeje as cenas de acordo com o fundo utilizado

Antes de iniciar a gravação em estúdio, é importante saber qual fundo será inserido na pós-produção. É a partir desse planejamento que a equipe consegue identificar o posicionamento das luzes, da câmera e das pessoas dentro do cenário.


Também pode-se definir se haverão movimentos de câmera, troca de posicionamento etc. Ter essa organização prévia torna a produção muito mais eficiente, assertiva e evita que o trabalho precise ser refeito.


2. Tenha cuidado com as demais cores no cenário

Para escolher figurino e até objetos que irão compor a cena, é preciso ter um certo cuidado na hora das cores. Isso, porque cores muito claras próximas ao fundo verde podem ficar com um tom esverdeado mesmo na pós-produção, com a inserção do cenário.


Também deve-se ter atenção com roupas cuja estampa tenha tonalidade igual ou muito semelhante à cor do chroma key. Isso pode fazer com que a cor de fundo e da estampa entrem em conflito no momento de exclusão do tom verde na edição.


3. Ajuste o ângulo da câmera em relação ao fundo

Geralmente as imagens utilizadas para modificar o fundo verde costumam ser feitas sem inclinação nenhuma, ou seja, reta. Nesse caso, se você optar por um ângulo inclinado na gravação, ele não vai encaixar corretamente com a nova imagem de fundo.


Por isso, é importante considerar o fundo que será utilizado para então ajustar o ângulo da câmera na captação. Caso as perspectivas não coincidem, o resultado final pode não ser o esperado.


4. Posicione a iluminação de forma correta

Ao utilizar o chroma key é importante iluminá-lo de forma uniforme. É importante saber que quanto maior o espaço, mais equipamentos serão necessários para manter a uniformidade da iluminação presente no fundo.


No entanto, o segredo não está na potência da luz que será utilizada, e sim no posicionamento correto de todos os equipamentos. Uma dica importante é utilizar a luz de limpeza onde houver reflexo do verde.

 

Com essas dicas em mãos, está na hora de colocar a mão na massa e produzir os seus conteúdos! Mas calma, você não precisa montar um estúdio com chroma key imediatamente. A montagem e manutenção de um estúdio de gravação pode demandar altos custos.


Por essa razão, algumas produtoras audiovisuais realizam a locação desses ambientes, além de produzir o vídeo e ainda editá-lo, ou seja, entregam o material pronto para você. E a produtora de vídeo Recstory, além de auxiliar a sua empresa na criação de vídeos, possui estúdio próprio para realização de produções.


Veja nossos trabalhos.

558 visualizações0 comentário
bottom of page