5 maneiras para usar vídeos no funil de vendas e fidelizar clientes - Recstory


Para obter sucesso no meio digital com a divulgação de vídeos, não basta somente soltar conteúdos aleatórios. Para colher resultados duradouros, é preciso tornar os conteúdos audiovisuais ferramentas de sua estratégia de marketing, alinhado com os objetivos presentes na etapa de vendas.


60% das empresas líderes de mercado usam vídeos atualmente ao longo das etapas do funil de marketing.

Fonte: Grupo Aberdeen


Um ditado conhecido diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras" e no mundo dos negócios essa informação é uma forte razão para utilizar-se vídeos para divulgar e impulsionar produtos, marcas e serviços. A partir desses conteúdos, é possível não só atrair possíveis clientes, como direcioná-los para cada etapa do funil de vendas, a fim de mantê-los interessados.


Quer saber como? Continue a leitura a seguir e confira 5 maneiras para usar vídeos no funil de vendas e fidelizar clientes!


Entenda o funil de vendas


O funil de vendas é uma estratégia capaz de definir toda a jornada do cliente até o momento pós-venda. Ela possibilita uma preparação maior da empresa no que diz respeito a cada etapa do processo, e para que saiba o que fazer para que o público faça a aquisição de um produto ou serviço.

O funil está disposto em 3 divisões: (1) Topo de funil, em que o vídeo deve abranger basicamente uma apresentação da empresa, deixando o público ciente da existência daquele produto, marca ou serviço. É o primeiro contato entre empresa e cliente. (2) Meio de funil é quando a audiência já é considerada um lead com intenção de compra, portanto necessita de informações ricas sobre o que está sendo oferecido. E por fim, (3) Fundo do funil, é interessante para fortalecer o relacionamento com o usuário que se tornou um cliente da marca, que adquiriu um produto ou serviço.

Para isso, a estratégia possui 5 etapas básicas, são elas: atração, conversão, relacionamento, venda e pós-venda.

A seguir, entenda mais sobre cada uma delas e de que forma os conteúdos audiovisuais podem contribuir na estratégia.


Atração

A primeira função do funil de vendas é atrair a audiência para uma página específica da empresa (site ou blog, por exemplo) para que ocorra a conversão de visitantes para leads. Isso ocorre quando os visitantes, que até então desconheciam a sua empresa, disponibilizam um contato, como e-mail, em troca de algum conteúdo ou mesmo oferta que você tem a oferecer. Nesse caso, os vídeos podem ser utilizados como conteúdos ricos sobre determinado assunto em troca de um número de telefone, por exemplo, desde que estejam alinhados com os objetivos e segmento da empresa.


Conversão

Para o momento da conversão, é importante nutrir o visitante com vídeos de teor educativo, seja sobre a empresa ou sobre o que está sendo oferecido. Uma estratégia que pode ser inserida nos conteúdos audiovisuais de conversão, é o CTA, chamar o usuário para realizar determinada ação como acessar uma landing page ou baixar um material sobre aquele assunto. É possível adicionar esse tipo de chamada ao fim do vídeo, por exemplo, para não perder a audiência daquele usuário durante a reprodução do conteúdo e garantir a atenção total.

Se quiser saber 5 maneiras de inserir CTA em seus vídeos, acesse esse artigo.


Relacionamento

Após atrair e converter os visitantes da sua empresa em leads, é necessário gerar um relacionamento que leve-os adiante na jornada de compra para que exista uma motivação para efetuar a compra. Nesse momento, apostar na personalização e na customização da abordagem em vídeos a fim de estabelecer um vínculo duradouro com seus potenciais clientes, pode funcionar muito bem.


Venda

No momento da concretização da venda, o cliente ainda pode ter algumas dúvidas pontuais sobre aquilo que estará adquirindo, por essa razão, é possível encaminhar conteúdos audiovisuais mais explicativos e didáticos ou que apresentem o depoimento de um cliente real, através de um vídeo case.


Pós-venda

Os clientes que adquiriram um produto da sua empresa não podem ser esquecidos ou deixados de lado, é muito importante mantê-los próximos ao negócio, enviando mensagens casualmente, deixando o relacionamento ativo no pós-venda. Vídeos curtos de agradecimento, de demonstração daquele produto ou serviço adquirido, ou até mesmo apresentar em primeira mão o lançamento de um produto. Ou ainda, enviar um vídeo FAQ, pontuando as dúvidas mais frequentes sobre o produto/serviço, diminuindo a procura pelo suporte da sua empresa. Saiba mais sobre vídeo FAQ nesse artigo.


Bônus: análise

De tempos em tempos, é necessário fazer uma análise sobre a estratégia da sua empresa está funcionando como desejam, se está gerando resultados e efeitos satisfatórios.

Alguns indicadores que podem ser analisados, são os de visualizações - se tratando dos conteúdos audiovisuais, principalmente - taxa de conversão ou ainda de desistência.

Para saber mais sobre análise de sucesso dos vídeos do seu negócio, leia esse material.


Independente da estratégia de vídeo marketing utilizada pela sua empresa, esteja atento com a qualidade do que você estará entregando a um cliente ou lead. Uma imagem limpa, um áudio de fácil entendimento são pontos essenciais e não podem ser deixados de lado.

Os vídeos são extremamente persuasivos e são preferência por muitos usuários. Planejando diferentes conteúdos para cada etapa do funil, as chances de concretização de vendas aumenta significativamente.


Aqui na produtora de vídeo Recstory, de Novo Hamburgo/RS, apostamos em conteúdos audiovisuais para fazer a sua empresa ter uma comunicação diferenciada, unindo qualidade e criatividade nos seus vídeos, seja para consumidor final ou parceiros.


Acesse o site e saiba como podemos lhe ajudar.

https://www.recstory.com.br

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco:

(51) 3035-7717

(51) 99539-9671

contato@recstory.com.br

Rua Flores da Cunha, 125

Novo Hamburgo - RS

Produtora de vídeo Recstory de Novo Hamburgo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

©2018 Recstory - Produtora de vídeo em Novo Hamburgo, realiza a produção de filmes institucionais, comerciais, vídeos animados e explicativos para empresas e agências de publicidade e propaganda no Rio Grande do Sul e para outras regiões do Brasil.

contato-produtora-videop