top of page
  • Foto do escritorRecstory

5 segredos para uma boa captação de imagens em locação externa - Recstory

Atualizado: 27 de set. de 2022


Bastidores da produção para o Rissul.

Anteriormente, você viu por que investir em locação de estúdio para gravações é tão importante e as vantagens que a sua empresa tem ao utilizar esse método para filmagens. Fato é, que em determinadas situações mostra-se indispensável a captação em ambientes externos, e controlar alguns fatores pode parecer difícil, mas com uma dose de planejamento o resultado final do vídeo pode ser incrível.


Listamos a seguir, alguns segredos para a realização de uma boa captação externa de imagens, confira!


Como fazer uma filmagem externa: cuidados


Para garantir a qualidade do conteúdo audiovisual captado em ambiente externo, apenas bons equipamentos não são suficientes. Por trás da gravação há uma série de cuidados fundamentais para a boa execução da produção. Confira alguns desses cuidados:


1. Esteja atento ao horário


A disponibilidade de luz em ambiente externo deve ser avaliada com cautela no momento de captação e quando a gravação depende de uma luz natural, é necessário ter atenção ao horário em que a filmagem irá acontecer para não sofrer imprevistos.

Profissionais da área de produção de vídeos, costumam apropriar-se do momento golden hour, ou “hora de ouro”, que é o período entre o início da manhã e/ou final da tarde. O golden hour tem como característica o aspecto de iluminação quente e agradável que traz à filmagem.


2. Observe o filtro das lentes


Se tratando de captação externa, alguns acessórios podem ser utilizados para melhorar e garantir a qualidade do conteúdo audiovisual.

Um exemplo é o filtro polarizador. Ele funciona, basicamente, com o objetivo de minimizar os reflexos produzidos em determinadas superfícies, como água e vidro.


3. Lembre-se dos acessórios


Como as condições luminosas são difíceis de controlar em uma gravação, existem alguns acessórios que podem vir a calhar nesse momento. O rebatedor é o principal deles, pois permite o preenchimento de áreas mais escuras, geradas pela sombra. Essas sombras são resultado de uma iluminação mais dura, portanto, o rebatedor é uma alternativa para equalizar a cena.


4. Tenha cuidado com o áudio


Se a ideia da sua empresa é realizar a captação de áudio durante a filmagem, é necessária atenção redobrada com sons externos indesejados. Para eliminar estes ruídos, existem equipamentos de áudio disponíveis no mercado, como o microfone de lapela, que capta o som diretamente.


5. Confira as condições climáticas


No dia a dia é natural nos depararmos com mudanças de clima, e uma situação como essa pode vir a acontecer justamente no dia marcado para a gravação audiovisual externa. As condições climáticas podem ser as maiores aliadas de uma filmagem, favorecendo a iluminação. Mas também, pode fazer com que você e a equipe de filmagem percam um dia inteiro de trabalho por conta da chuva.



Bônus


A dica é sempre ter um plano B em mente, e nós iremos te mostrar duas ideias que podem vir a calhar quando as mudanças climáticas afetarem a gravação do seu conteúdo em vídeo.


1. Gravação na empresa

Gravar no ambiente empresarial pode ser uma ótima alternativa se a captação externa for dispensável. Isso porque uma filmagem dentro do espaço corporativo é capaz de trazer sensação de proximidade com o público. Neste conteúdo, você confere os 5 cuidados que deve-se ter ao fazer filmagens na sua empresa.


2. Locação de estúdio

Um estúdio de gravação de vídeos é considerado um facilitador no momento de produção. Além da praticidade, tal investimento pode ser menor do que uma locação em ambiente externo, por exemplo. Saiba mais sobre locação de estúdio para gravações neste artigo.


Agora que você já conhece a importância de uma boa captação externa, saiba como a Recstory pode te ajudar e contribuir para o crescimento e notoriedade da sua empresa.


622 visualizações0 comentário
bottom of page