top of page
  • Foto do escritorRecstory

8 ideias de vídeos para usar no endomarketing e RH - Recstory

Atualizado: 10 de out. de 2023



Os conteúdos em vídeo estão garantindo o seu lugar em diversos cenários: como forma de entretenimento, lazer ou consumo de informações e principalmente, no meio corporativo. E dentro das empresas, o uso dos vídeos tem se mostrado cada vez mais benéfico.


Os funcionários de uma empresa são 75% mais propensos a assistir a um vídeo do que ler textos ou outros materiais.

Fonte: Forrester Research


E uma gestão de sucesso precisa estar por dentro do que os colaboradores estão consumindo, para que a circulação das informações internas seja eficiente e esse profissional esteja engajado. Esse é o principal objetivo do endomarketing.


Para te ajudar nesse assunto, vamos trazer 8 ideias de vídeos para usar no endomarketing e RH.


 

O endomarketing é uma estratégia totalmente focada na motivação e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores internos de uma empresa. Visa justamente a gestão de pessoas, engajar o profissional na causa da corporação e fazê-lo vestir a camisa.


Uma estratégia audiovisual assertiva resulta em funcionários mais produtivos e em uma comunicação interna mais clara e direta. Além de, consequentemente, ajudar o RH a trabalhar a integração entre as equipes e garantir uma gestão de crise eficiente.


Produção de vídeos para o endomarketing e RH das empresas


Mas agora que você já consegue visualizar algumas das vantagens dessa estratégia, nós vamos apresentar 8 ideias de vídeos para usar no endomarketing e RH.


8 ideias de vídeos para usar no endomarketing e RH


A estratégia de endomarketing pode ter diferentes canais de comunicação como apoio. Uma empresa pode preferir enviar um material audiovisual para cada setor e garantir a distribuição entre todos os funcionários ou ter o suporte da TV Corporativa.


Independente do meio de divulgação, é importante contar com conteúdos diversificados que consigam envolver as equipes e sejam relevantes para as empresas. Para saber mais sobre como os vídeos podem reforçar o endomarketing, separamos esse artigo.


1) Cultura organizacional

Muitos negócios têm uma cultura organizacional específica e trabalham de forma única em normas, visões e valores da empresa e o setor de recursos humanos precisa repassá-los aos novos colaboradores frequentemente, para guiá-los na questão de hábitos e comportamento.


E um material audiovisual pode contribuir bastante na hora de disponibilizar um único conteúdo que transmita a mesma mensagem e não cause divergências na comunicação. Outro facilitador, é que no caso de um vídeo, ele pode ser retomado várias vezes.


2) Segurança do trabalho

Outro tópico que auxilia no endomarketing e na gestão de pessoas, é trabalhar conteúdos complexos de forma dinâmica. E podemos tomar como exemplo, todos os vídeos que forem abordar a segurança do trabalho e demonstrar o uso correto de alguns equipamentos.


Dessa forma, é possível abordar as instruções de uso de EPIs, utilização correta de maquinários ou ainda temáticas de prevenção de acidentes. Uma série de vídeos de treinamento também pode ajudar nessa questão.


3) Treinamentos e cursos

Seguindo no assunto dos treinamentos, essa é uma realidade da grande maioria das empresas, principalmente as que estão em constante crescimento, desenvolvimento e expansão do quadro de funcionários.


E disponibilizar esses treinamentos em formato de vídeo, através de um canal exclusivo da empresa, também permite o acesso recorrente ao conteúdo. Outro meio de divulgação, é através da TV Corporativa.


4) Reconhecimento

Como o foco do endomarketing é a motivação e o engajamento, nada mais justo do que mostrar reconhecimento pelo trabalho e empenho dos profissionais que estão se dedicando à corporação diariamente.


Trabalhar em vídeos que estreitem esse laço e façam com que os colaboradores se sintam parte da empresa, aproxima. E isso pode acontecer de forma individual, por um feito de determinado profissional, para toda a equipe ou todos os funcionários.


5) Saúde e bem-estar

Se o colaborador está com o bem-estar em dia, ele também passa a ter uma produtividade maior. E isso tem relação tanto com o ambiente profissional, quanto com a vida pessoal fora das instalações da empresa.


É válido pensar em estratégias que abordem questões relacionadas à saúde física e mental, motivação, dicas de produtividade e formas de melhorar o bem-estar de forma geral, gerando mais conforto.


6) Causas sociais

Cada vez mais, as pessoas têm dado relevância para as empresas que se posicionam referente às causas sociais e temáticas com essa relação. E isso vale também para os profissionais que estão inseridos nesse ambiente.


Acreditar no que a empresa defende, ajuda a manter os colaboradores engajados. E para trabalhar nesses conteúdos é preciso levar em consideração os temas que tem ligação com a cultura do negócio, como sustentabilidade e inclusão, por exemplo.


7) Datas comemorativas

As datas comemorativas trazem muitas oportunidades para trabalhar o endomarketing em vídeos e reforçar a comunicação interna. Parabenizar o funcionário pelo seu aniversário ou em datas que homenageiam sua profissão e levantar conquistas importantes da empresa são algumas das opções.


Também é válido contar uma história e ressaltar como a equipe foi importante durante a trajetória daquela corporação e usar essa mensagem em um vídeo comemorativo da empresa. Isso faz com que o colaborador se sinta parte de uma história tão significativa.


8) Marketing em geral

Todas as informações que tenham relação com a empresa precisam passar primeiro pelos funcionários, certo? Saber que tem alguma novidade prestes a ser lançada ou que um conteúdo exclusivo será divulgado, instiga as pessoas e você pode usar isso na sua empresa.


No caso de um vídeo tutorial que será enviado após uma compra, esse conteúdo pode servir de suporte para a equipe de vendas e para os demais funcionários estarem atualizados sobre os lançamentos e conteúdos relacionados aos produtos e serviços.


 

No audiovisual, o céu é o limite. Existem diversos estilos de vídeos que podem alimentar a estratégia de comunicação interna da sua empresa. E é possível ir além e explorar os conteúdos animados, além da captação.


Se ficou com vontade de produzir vídeos para sua empresa, chame nossa equipe!

A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário, produzindo conteúdos criativos e de qualidade. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!



65 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page