top of page
  • Foto do escritorRecstory

A inteligência artificial é capaz de substituir uma produtora de vídeo? - Recstory



Com o rápido avanço da inteligência artificial, muitas pessoas chegaram a se questionar se essa tecnologia conseguiria substituir alguns serviços - e até profissionais - tornando tudo mais automatizado e até menos humano.


No entanto, se tratando de produtoras audiovisuais e da produção de vídeos, é válido salientar que esse trabalho inclui um processo que vai muito além da concepção das imagens. Por isso, já respondemos a pergunta central desse artigo aqui na introdução: não.


A inteligência artificial não é capaz de substituir uma produtora de vídeo. E a seguir, nós vamos te explicar o porquê. Não deixe de conferir!


 

Mesmo que a inteligência artificial ainda esteja se desenvolvendo em alguns aspectos, e inovando constantemente, ela ainda não é capaz de substituir o trabalho de uma produtora audiovisual. Apenas servir como apoio, agregar e otimizar as produções.


A produção de vídeos envolve criatividade, conhecimento, vivência de mercado e outras habilidades que são de competência dos profissionais que se dedicam a transformar essas ideias em vídeos. E essas são características que estão fora do alcance dessa tecnologia.


Contudo, pode-se automatizar algumas tarefas de produção através da IA. Como por exemplo, a criação de imagens ou ainda o uso de apresentadores de inteligência artificial. É o caso do experimento voltado ao desenvolvimento de vídeos da Recstory.


Reca, apresentadora virtual criada por IA para o desenvolvimento de conteúdos corporativos


E como dissemos, o processo de produção de vídeos vai muito além da concepção das imagens: engloba a gestão do projeto, organização das equipes, negociação e reunião com os clientes. Então, trata-se de um recurso que contribui mas não substitui as produtoras.


“Estamos sempre em busca de novas tecnologias e ferramentas para entregar soluções mais eficientes para os clientes, mas isso não substitui o talento da equipe, dos parceiros, atores, locutores e outros profissionais da área, cujo trabalho sempre é realizado de forma criativa. A tecnologia é sempre bem-vinda, não para substituir o trabalho das pessoas, mas sim para agregar.”

Mauricio Brenner, diretor da Recstory


Se você quiser saber um pouco mais sobre o uso da inteligência artificial na produção de vídeos e como o recurso pode ser um aliado na hora de criar os seus, separamos esse material.


 

Ao final desse artigo, você pôde entender melhor porque a inteligência artificial não substitui o trabalho das produtoras. Porém, ela pode cooperar e tornar algumas produções mais ágeis - sempre sob os cuidados dos profissionais da produtora para entender o que funciona.


E para acompanhar as tendências e o que há de novo no mercado, a produtora de vídeo Recstory conta com profissionais experientes e uma grande variedade de soluções audiovisuais para sua empresa. Clique no botão abaixo e conheça nosso trabalhos em produção de vídeo!


Comments


bottom of page