O ano de 2021 foi marcado pela mudança de comportamento e consumo dos usuários. As pessoas se habituaram a consumir produtos, serviços, informações e entretenimento por meio da internet. E isso, consequentemente, fez com que houvesse uma antecipação de transformações que aconteceriam nos próximos anos, afetando os formatos de conteúdos.
E um indicador do conteúdo em vídeo seguir sendo tendência de marketing é o Instagram, que recentemente passou por atualizações e entre elas está a preferência do conteúdo em vídeo na plataforma.
Para sua empresa começar a planejar as estratégias do próximo ano, nesse artigo reunimos as tendências do audiovisual para 2022. Continue a leitura!
De acordo com o Relatório de Tendências do Sebrae:
"Pela sua capacidade multimídia [...] e de agilidade de informação, o vídeo é o 'recurso bacana' do presente que provavelmente se tornará o recurso padrão no futuro."
Portanto, fica visível que os conteúdos audiovisuais, de modo geral, serão extremamente importantes para a comunicação das empresas. E para proporcionar experiências únicas e relevantes para sua audiência, é necessário estar à frente e acompanhar as tendências que vão surgindo.
Transmissão ao vivo
O sucesso das lives desde o início do isolamento social não é segredo, nem novidade para ninguém. Acontece que, o recurso que criou força ainda em 2020 terá um crescimento ainda maior em 2022. Isso porque após a popularização das transmissões no Instagram e Facebook, a estratégia deverá crescer também no YouTube.
Estima-se que eventos sejam transmitidos ao vivo através da plataforma aumentando ainda mais o alcance das empresas, e no caso dos negócios que hospedam muitos eventos, o benefício se tornará ainda maior.
Shorts do YouTube
Similar ao TikTok, em 2021 o YouTube lançou o Shorts. O objetivo do recurso é permitir que os usuários da plataforma possam criar e divulgar vídeos curtos de produtos, marcas e serviços. Por serem rápidos e fáceis de assistir, têm uma alta chance de viralização.
E se tratando do segundo maior mecanismo de busca do mundo, é uma tendência para ficar de olho em 2022. Investir em conteúdos para YouTube Shorts além de ser mais uma possibilidade de divulgação, pode trazer mais conversões para seu negócio.
Conteúdo gerado pelo usuário
Os conteúdos gerados pelo próprio consumidor da marca serão tendência em 2022. A estratégia começou a se fortalecer ainda em 2021, mas promete ter o seu boom no próximo ano. Esse conteúdo de estímulo e influência é utilizado para expor a experiência entre cliente e empresa. Nessa estratégia é válido investir em vídeos que apresentam depoimentos, resenhas, etc.
Atrelado a isso, outra tendência que está surgindo é a dos "influenciadores internos", onde o próprio funcionário vira uma espécie de influenciador digital da marca, atraindo mais a atenção e despertando a curiosidade do público.
Vídeos curtos
O TikTok e o Reels do Instagram contribuíram significativamente para a popularização dos vídeos curtos. E considerando o consumo rápido de informações atrelado a uma rotina corrida, as empresas só têm a ganhar ao estimular a permanência dos usuários nos seus perfis com esses conteúdos.
O formato também começa a ganhar mais força por se adaptar em telas maiores como TV e desktop. E estima-se ainda, que o 5G impulsionará o crescimento desses conteúdos rápidos.
Ano após ano, os vídeos ganham ainda mais espaço no mercado e nas estratégias das empresas. Algumas das tendências que listamos acima estão no mercado há um certo tempo, mas nunca foram tão consumidas como agora e principalmente, da forma como será em 2022.
Há muitas opções para serem exploradas, mas nem todos os formatos podem se adequar aos objetivos do seu negócio. Por isso, contar com uma equipe profissional para auxiliar na escolha dos melhores caminhos sempre será a melhor solução.
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