top of page
  • Foto do escritorRecstory

Como adaptar conteúdos presenciais e criar bons vídeos - Recstory



Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas precisaram adaptar a forma em que realizavam seus eventos presenciais, como palestras, videoaulas e até mesmo as vendas. E durante o período de isolamento, muitas pessoas recorreram aos conteúdos online para estudar, buscar novos conhecimentos, ou mesmo como forma de entretenimento.

E com o objetivo de manter a marca visível, presente na mente do consumidor e também no mercado, as empresas passaram a divulgar conteúdos audiovisuais com uma frequência mais elevada a fim de preencher essa lacuna.


Porém, na hora de adaptar tais eventos, é necessário um pouco de atenção, já que nem todos podem ter o mesmo resultado. Quer saber por quê? Então continue a leitura pois vamos te mostrar como adaptar conteúdos presenciais e criar bons vídeos.


Vantagens em transformar seu conteúdo em vídeo


Alguns eventos presenciais, funcionam perfeitamente bem quando adaptados para os vídeos. Além do mais, entre os anos de 2014 e 2018, o consumo de vídeo online cresceu 135% no Brasil. Ou seja, é uma tendência que veio para ficar, por isso é importante estar por dentro.

Antes de nos aprofundarmos sobre os eventos presenciais que se adaptam bem em vídeos, vamos te mostrar algumas vantagens que os conteúdos audiovisuais carregam consigo.


Vídeos são mais acessíveis

Além de chegar a mais pessoas, sem barreira geográfica, os vídeos podem ser acessados de qualquer dispositivo, onde quer que o usuário esteja. Soma-se isso, a facilidade tanto de participação, já que o usuário não precisa se deslocar, quanto de consumo, visto que assistir um conteúdo em vídeo é considerado mais prático do que ler um livro.


Vídeos são atraentes e dinâmicos

Os conteúdos audiovisuais permitem a inserção de recursos ilustrativos a fim de deixá-lo mais atraente. É o caso das trilhas sonoras, efeitos de transição, animações, legendas ou gifs que podem ser adicionados durante a edição e tendem a somar ainda mais no vídeo.


Vídeos facilitam o entendimento

Seja com a adição de recursos visuais que exemplificam conceitos complexos, ou pela oportunidade de voltar a explicação e entendê-la melhor, os vídeos tornam o entendimento muito mais fácil em virtude desses e outros recursos impossíveis em outros formatos.


O formato de vídeo online será o grande vencedor, e haverá crescimento contínuo nos ambientes de maior alcance, como o YouTube.

Fonte: Kantar - Tendências e Previsão de Mídia 2021


Quando a adaptação de conteúdos é a melhor escolha?


O isolamento social colaborou significativamente na mudança de comportamento. Em especial, de eventos presenciais, entre eles, das empresas. Por esse motivo, adaptações foram necessárias para que os conteúdos continuassem chegando a todos os usuários.

E essa transformação foi visível em diversas esferas do mercado: educação, vendas e corporativas, por exemplo. Por isso, reunimos os eventos que funcionam muito bem quando convertidos para os vídeos, e que podem ajudar a sua empresa.


Videoaulas

O ensino à distância vem se tornando uma grande tendência não só durante o período pandêmico. Seja por custo-benefício, comodidade ou demais razões, as pessoas estão buscando cada vez mais oportunidades de educação sem sair de suas casas. E esse recurso é perfeitamente adaptável para ser realizado através de vídeos ou até mesmo de lives.


Live commerce

As vendas online dispararam durante o isolamento social. Estudos mostram que o número de pessoas que realizam compras pela internet subiu de 19% para 34% desde o início da pandemia. E com o número reduzido de pessoas circulando no comércio, uma alternativa é realizar a chamada live commerce, que tem exatamente a finalidade de apresentar um produto/serviço com o objetivo de venda ao vivo. Se você quiser saber mais sobre, separamos esse conteúdo.


Palestras e seminários

As palestras e os seminários, são eventos que podem ser transformados para o digital tanto em formato de vídeo, quanto de transmissão ao vivo. Além disso, tal recurso permite que ainda mais pessoas tenham acesso e possam participar do conteúdo, não havendo a interferência de localização ou até mesmo demais compromissos, já que muitas vezes, permite que o usuário assista em um outro horário - no caso de um vídeo.


Lançamento de produtos e coleções

Muitas empresas estão apostando em live stream com o intuito de lançar um produto ou uma coleção para suas franquias e/ou consumidor final. E isso tem funcionado bem, já que continua possibilitando a visualização e o recebimento de informações sobre um leque de produtos.


Fato é, que esse foi um ano atípico. Pessoas e empresas enfrentaram diversas transformações e viram-se forçadas a grandes mudanças. E durante todo esse processo, a adoção da mídia digital chegou e pretende ficar, tanto para a indústria quanto para os consumidores.


A produtora de vídeo Recstory permanece produzindo vídeos dentro das normas de saúde impostas pelas autoridades, com o intuito de amenizar - em pequenas partes - o período de isolamento. Podemos ajudar sua empresa através de animações, vídeos de conteúdo, tutoriais e muitos outros tipos de projetos audiovisuais, incluindo o uso de banco de imagens.


Conheça nosso trabalho.

23 visualizações0 comentário
bottom of page