Live commerce: a nova tendência de vendas ao vivo - Recstory



A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças significativas no modo em que as pessoas vivem e principalmente, trabalham. Equipes inteiras estão se deslocando e familiarizando-se com o home office, trabalho remoto; comerciantes estão desenvolvendo estratégias que facilitem a compra online, para que o público mantenha as vendas ativas, e é dentro destas estratégias que encontra-se a live commerce.


A seguir você confere do que essa tecnologia de vendas se trata e como produzi-la com eficiência nesse momento.


Com Covid-19, e-commerce já é 48% maior que no mesmo período de 2019

Fonte: Forbes


Mas afinal, o que é live commerce?


Enquanto mudava de canal na televisão, você alguma vez já se deparou com canais de venda ao vivo, como Shoptime? Provavelmente sim. O tom utilizado nesses programas, em sua maioria era a partir do senso da urgência, da escassez.

A live commerce tornou-se uma história de sucesso na China e aos poucos está sendo vista também no território brasileiro. Consiste em transmissões ao vivo para apresentar um produto, sanar dúvidas sobre seu manuseio e funcionam como gatilho para a concretização de vendas online.

Na China, a procedência do produto é muito importante para os consumidores, ou seja, ver de onde ele vem, como é manuseado, principalmente em relação aos produtos frescos, como peixes. Dessa forma, a estratégia gerou uma popularidade forte na região e marcas de todo o mundo estão tomando conhecimento do poder da live commerce.


“Para muitos deles, a compra de produtos por meio de live streaming já se tornou um hábito e só vejo essa tendência crescendo mais forte no futuro”.

Fonte: Lauren Hallanan, vice-presidente do Meet Group


Esse novo método de vendas, em sua maioria, consiste em influenciadores, autoridades naquele segmento, que passam horas em frente às câmeras, ao vivo, falando sobre um produto e fazendo a demonstração do mesmo, como estímulo de compra.

Para vários especialistas em e-commerce, esse cenário representa o futuro do mercado online. Uma vez que permite ao usuário uma exibição do produto sem manipulação, ao mesmo tempo que ele pode tirar as suas dúvidas de forma instantânea e possibilita a compra independente, sem a presença de vendedores.


Quais as vantagens da live commerce?


As lives se tornaram uma tendência nos últimos meses e ganharam ainda mais força a partir do isolamento social estabelecido pelas autoridades de saúde. Apesar de ainda ser pouco explorada no Brasil, a live commerce possui vantagens muito atrativas para as empresas.


1) Maiores chances de concretizar vendas

Uma das principais objeções do e-commerce, é a falta de contato do consumidor com o produto. Por não ter ideia de como seria o produto fisicamente, muitas pessoas deixam de comprar na internet. Dessa forma, uma vantagem é que a partir da transmissão ao vivo, o usuário sana as dúvidas sobre o produto e seu funcionamento, aumentando as chances de concretização de vendas.


2) Engajamento do usuário

Ao usar o poder de influência de nomes conhecidos pelo público para alcançá-lo, aliado à promoções, testes e demais ferramentas de interação, o consumidor sente confiança em interagir com o influenciador, e consequentemente, com o conteúdo da sua marca. Além do mais, ver uma personalidade de autoridade manuseando um produto que o público tem interesse em adquirir, aumenta também as chances de compra.


3) Estratégia adaptável

Para fazer uma transmissão ao vivo divulgando o seu produto, não é necessário ser uma grande marca. É possível divulgar produtos ou fazer uma parceria com influenciadores que estão no alcance e estão atrelados ao segmento da sua empresa. O importante é colocar a ideia em prática e alcançar consumidores em potencial.


4) Promoções em tempo real

Outra vantagem, é a possibilidade de lançar promoções relâmpagos durante a live commerce. Isso pode acabar acelerando uma decisão de compra, visto que o consumidor terá um tempo limitado para aproveitar o desconto, antes que o preço original volte. Tal situação desperta o senso de urgência, de escassez, e o público provavelmente não vai querer perder essa oportunidade.


5) Produtoras oferecem estrutura completa

Você pode estar com diversas dúvidas e se questionando: "Legal, mas por onde eu começo?"

Vale lembrar que existem produtoras de vídeo que realizam a montagem de toda a estrutura, equipamentos de iluminação, áudio e imagem para a transmissão ao vivo, facilitando esse momento para as empresas focarem apenas na estratégia e nos objetivos propostos.


Agora que você conhece a live commerce e as vantagens em investir nessa estratégia, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a produzir as transmissões de venda do seu negócio.

A produtora de vídeo Recstory, de Novo Hamburgo, em parceira com a Le Pont, oferece o serviço de live streaming para diversos segmentos de mercado e de conteúdo. Oferecendo uma infraestrutura profissional e completa para realizar transmissões ao vivo.


Veja nossos trabalhos.

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