Como produzir vídeos didáticos para ensino à distância - Recstory



De acordo com o Conselho Nacional da Educação, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fará o ensino à distância ser necessário até 2021, pelo menos. Esse cenário colabora para que diversas instituições de ensino reformulem seus métodos através da tecnologia, seja com apostilas online, vídeos ou mesmo aulas ao vivo., para chegar até os seus alunos.


E nesse momento, a preferência é justamente pelo conteúdo audiovisual.

Para conhecer as vantagens dessa modalidade e como produzir vídeos didáticos para ensino à distância, continue a leitura!


Preferência dos vídeos na educação EaD


Existem vários motivos que tornam os vídeos os favoritos do ensino à distância, entre eles:


1) Vídeos aumentam a permanência de informações na memória do usuário

Por unir elementos visuais e auditivos, os conteúdos audiovisuais aumentam o entendimento do usuário em mais de 70%, além de fazê-lo lembrar da mensagem por mais tempo.


2) Permitem o acesso em qualquer dispositivo

Um conteúdo em vídeo pode ser acessado por diversos dispositivos: smartphone, computador, tablet etc. E isso permite que o aluno possa acompanhar determinada aula e retomá-la quando preferir.


3) As pessoas adoram vídeos

Cerca de 75% das pessoas está mais propensa a assistir a um vídeo do que ler um artigo ou documentos disponíveis na web, isso explica, em grande parte, a preferência dos usuários por conteúdos audiovisuais.


A verdade é, que os vídeos para cursos ou aulas online, são muito mais flexíveis e isso facilita para quem tem pouco tempo durante o dia ou não possui uma rotina fixa, pois a partir dos conteúdos audiovisuais, o estudante não perde determinada aula, pois pode assisti-la quando e onde puder.


Produzindo conteúdos audiovisuais didáticos


Agora que você conhece as principais vantagens de utilizar vídeos na educação EaD, vamos às dicas para produzir conteúdos audiovisuais didáticos!


1) Elabore um briefing/roteiro do vídeo

A elaboração de um briefing e um roteiro, é crucial para qualquer produção audiovisual, para o ensino também. Nesse caso, ele deve conter especialmente o tema da aula, tópicos que devem ser abordados, o tempo médio de duração do vídeo, para que o apresentador não se estenda além do previsto.


2) Use uma linguagem de fácil assimilação

Esteja ciente do público-alvo que poderá acessar o curso ou videoaula, por conta disso, alguns temas poderão exigir termos mais complexos, linguagens técnicas e é nesse momento que deve-se utilizar explicações que simplifiquem o que foi dito. Ao mesmo tempo, tenha em mente que o conteúdo pode ser visto por quem quer aprender algo novo e portanto, não possui tanto conhecimento sobre aquilo, então mantenha uma linguagem mais simples possível.


3) Apresente bons exemplos

Alinhado ao tópico anterior, dê exemplificações do que está sendo apresentado, exemplos presentes do cotidiano do público. Fornecer exemplos reais torna a assimilação muito mais simples e a lembrança muito mais forte.


4) Trabalhe a desenvoltura de quem irá apresentar

Ás vezes, uma pessoa se expressa extremamente bem em público, mas trava ao comunicar-se em frente à câmera. Mas diferente da fala presencial, durante a filmagem é permitido gravar pequenas falas, testar diferentes tomadas, ângulos, até sentir confiança. Se você quiser mais dicas para melhorar a atuação em frente às câmeras, separamos esse artigo.


5) Invista na pós-produção

No momento de edição, são feitos ajustes de cor, áudio, inserção de fundo, se necessário, entre outros elementos. Uma chamada visual, recursos que dão ênfase às informações importantes, uma trilha sonora compatível, bem como uma legenda, são suficientes para aumentar o valor agregado do seu vídeo.


Pesquise, estude e treine o assunto para falar com propriedade, trazendo exemplos atualizados, do dia-a-dia e que façam sentido para seu público.

Faça uma boa pesquisa de referências, assim como de produtoras de vídeo para prestar o serviço de produção audiovisual para sua empresa. Um conteúdo de qualidade, produzido por profissionais experientes, aumenta as chances de sucesso dos seus vídeos.


Seja nestas ou em outras produções, nós, da produtora de vídeo Recstory temos as melhores soluções em vídeo para a sua empresa. Oferecemos serviços que atendem os objetivos do mercado publicitário e empresarial com profissionais experientes, produzindo conteúdos desde a animação ao institucional para que o seu negócio tenha resultados satisfatórios.

Acesse o site e veja nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br/

12 visualizações
ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco:

(51) 3035-7717

(51) 99539-9671

contato@recstory.com.br

Rua Flores da Cunha, 125

Novo Hamburgo - RS

Produtora de vídeo Recstory de Novo Hamburgo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

©2018 Recstory - Produtora de vídeo em Novo Hamburgo, realiza a produção de filmes institucionais, comerciais, vídeos animados e explicativos para empresas e agências de publicidade e propaganda no Rio Grande do Sul e para outras regiões do Brasil.

contato-produtora-videop