top of page
  • Foto do escritorRecstory

Dicas: 4 tipos de vídeos para gerar resultados no seu negócio - Recstory

Atualizado: 27 de set. de 2022



Trabalhar com vídeo para contribuir com a comunicação empresarial, é uma realidade que existe no mercado há um tempo e quem o utiliza já percebe os resultados.

As opções de vídeos são várias, algumas opções são os institucionais, as animações, os comerciais e os vídeos explicativos. Você pode utilizá-los de acordo com a necessidade, objetivo e público que deseja alcançar.

Ao longo desse artigo, vamos te apresentar cada um desses tipos de vídeos para sua empresa e mostrar como eles podem te ajudar a comunicar a sua marca, produto ou serviços.


Vídeo institucional


Nos vídeos institucionais, ou seja, da sua empresa, a marca, história e estrutura são apresentadas. Você transmite a imagem que deseja passar para o público, conta uma história sobre a empresa, ou até mesmo sobre algum produto/serviço. Além de espalhar sua mensagem com eficiência, no vídeo institucional você cria credibilidade.

Eles podem ser divulgados no seu site, nas redes sociais, em eventos, na própria estrutura da empresa, para motivar funcionários, na televisão ou mesmo em uma reunião de apresentação para um novo colaborador. É extremamente versátil.


É importante dizer que esse tipo de vídeo, apesar de trazer grandes resultados em vendas, não é propaganda. É uma maneira menos direta, mais leve de expor sua marca.

Sabe quais são os benefícios que você pode trazer para a sua empresa ao trabalhar com vídeos institucionais? O valor percebido aumenta, ou seja, a percepção que o cliente tem a respeito do valor do seu produto ou serviço, novos clientes ou colaboradores podem ser conquistados, você engaja o público externo, ou seja, ele interage com você.

Vídeo comercial


O vídeo comercial tem como objetivo apresentar um produto ou serviço da sua empresa para a venda, geralmente. No vídeo, atributos da sua funcionalidade serão abordados, bem como os pontos fortes e características gerais.

Não há um modelo padrão de vídeo comercial a ser seguido. Você pode abusar da criatividade e utilizar o vídeo que mais se adequa na sua proposta e empresa, seja ele animado ou com filmagem.


Os vídeos comerciais antes eram vistos com mais frequência na televisão, mas de uns tempos para cá, o conteúdo começou a migrar para a internet. Apesar disso, as características não tiveram grandes alterações.

A produção desses vídeos é mais elaborada, possui um certo senso de urgência no conteúdo do vídeo, a linguagem é mais informal, entre outras características .

Além de auxiliar nas vendas, os comerciais fazem com que o seu produto e marca sejam lembrados pelo público bem como, o poder de conhecimento fica maior.

Vídeo animado

(motion graphics)


Você já sabe que os conteúdos audiovisuais são excelentes para atrair o consumidor. Mas você sabia que essa atração pode ser ainda maior? Não?! Vamos te explicar.

Os vídeos animados são ótimas ferramentas para que uma pessoa centre sua atenção no que está sendo dito. E também, uma opção para informar e divulgar conteúdos de uma maneira mais leve e objetiva.


A pessoa vai querer saber de toda a história apresentada no vídeo animado, ou motion graphics, então dificilmente ela deixará a sua página antes do último segundo de vídeo restante.

Como você notou, animações na comunicação da sua empresa podem lhe trazer bons frutos. E o melhor, é que com a comunicação destinada ao público certo, feita de maneira correta tendem a trazer ainda mais resultados.

Vídeo técnico explicativo


Imagine a seguinte situação: você está em um evento em que o seu segmento está inserido. Surge uma oportunidade de falar sobre a sua marca para possíveis novos colaboradores. E se você deixa alguma informação para trás? Mesmo que esteja preparado, coisas como essa podem acontecer.

Explicar funcionalidades de um produto através de textos que podem não ser lidos por inteiro, imagens que não irão dizer tudo o que realmente precisa ser dito por e-mail, site, redes sociais pode não ser tão eficiente. Não seria perfeito unir todas as informações sobre o seu produto/serviço e ainda, ser interessante para quem consome esse conteúdo, reduzindo custos?

Diante de problemas semelhantes a esse, cada vez mais os vídeos técnico explicativos estão sendo preferência para muitas empresas, de diferentes segmentos e portes.

O vídeo técnico explicativo, é uma alternativa para informar sobre produtos: a forma de usar determinado equipamento ou produto, auxilia o consumidor a entender como ele deve usar uma ferramenta, instalar equipamento ou usar um software. Ele pode reduzir tempo de atendimento no suporte técnico de empresas, já que esse conteúdo pode ser disponibilizado antes para o cliente entender o passo a passo.


Benefícios


- Evidência no mecanismo de busca: utilizando vídeos, a sua página fica em evidência quando uma pessoa pesquisar sobre o seu segmento, atuação ou produtos.

Com uma pesquisa, a Viver de Blog detectou que uma página web com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira página do Google.

- Realidade percebida e confiança: em textos e imagens, tudo pode acabar sendo manipulado ou dito de outra forma. Em vídeos, principalmente institucionais e com depoimentos, o público percebe a sinceridade e honestidade nas informações apresentadas, ou seja, ele pode confiar em você.

Na mesma pesquisa feita pela Viver de Blog, foi mostrado que depoimentos de clientes podem fazer as vendas aumentarem em 600%.


Você pode encontrar esses e outros serviços na produtora de vídeo Recstory, confira nosso trabalho no site: https://recstory.com.br

60 visualizações0 comentário
bottom of page