top of page
  • Foto do escritorRecstory

Dicas para produzir vídeos de qualidade em motion graphics - Recstory



As animações inovaram a maneira como as empresas se comunicam. Através de elementos sonoros, cores e objetos em movimento, muitos negócios viram a oportunidade de transmitir as mais diversas mensagens de uma forma muito mais dinâmica.


E não é para menos, a facilidade que os conteúdos animados têm de explicar serviços, contar histórias e vender produtos, os torna ainda mais envolventes, lúdicos e eficientes. Por essa razão, o uso tem se tornado mais comum entre as mais variadas empresas.


E para produzir vídeos de qualidade em motion graphics, nós separamos algumas dicas ao longo desse artigo, não deixe de acompanhar!


 

O motion graphics é uma técnica do audiovisual que combina textos, elementos gráficos e visuais para contar uma história em formato de animação. Através desse conteúdo, é possível desdobrá-lo em vídeos comerciais, explicativos, tutoriais, treinamentos, entre outros.


Trata-se de um modelo muito versátil, que se adequa para diferentes objetivos e oferece uma grande flexibilidade na criação de animações, possibilitando a produção para diversos portes e segmentos de empresas.


VT em animação para a Prefeitura de Caxias do Sul, produzido pela Recstory


Dicas para produzir vídeos de qualidade em motion graphics


Como todo conteúdo audiovisual, com bastante planejamento e boas dicas você consegue alcançar resultados excelentes. Para te ajudar a produzir um vídeo em motion graphics de qualidade, nós separamos algumas dicas a seguir.


Faça um bom planejamento

O planejamento é fundamental para alinhar as expectativas e garantir que a mensagem seja transmitida com assertividade e da forma desejada. Ele ajuda a estruturar e detalhar todas as informações antes do vídeo ser produzido.


É nesse momento que identifica-se o objetivo do vídeo, o público-alvo, a mensagem que deve ser disseminada, o estilo de vídeo e o roteiro. Após essas definições, entram as etapas de pesquisa de referências, storyboard, criação de artes e elementos e por fim, a animação.


Na etapa de pesquisa tudo o que vai compor o vídeo é explorado (época, personagens, ícones, etc.); o storyboard apresenta um esboço com ilustrações de cada cena; e a fase de criação começa a dar vida aos elementos que irão fazer parte da animação.


Selecione as cores adequadas

As cores costumam ter um impacto muito significativo na comunicação, já que são capazes de reforçar uma mensagem ou despertar um sentimento. E nesse artigo, nós aprofundamos um pouco mais o assunto.


A paleta de cores do seu vídeo pode estar relacionada tanto com a psicologia das cores e como a audiência vai assimilar e absorver o conteúdo, quanto com as cores predominantes da empresa - aquelas que estão presentes no logotipo e identidade visual -.


Priorize as animações fluidas

Para que uma animação seja agradável de assistir e pareça natural e fluida, é importante evitar as transições bruscas e os movimentos muito repentinos. Isso pode causar desconforto e confusão em quem estiver assistindo.


Nesse momento é válido suavizar os movimentos, priorizar animações de entrada e saída mais discretas, além de fazer um ajuste da duração das animações para que tudo fique harmônico e confortável.


Escolha a trilha sonora certa

A trilha sonora é parte essencial de um vídeo, pois é ela que define o tom daquele conteúdo. Dessa forma, a música auxilia diretamente na transmissão da mensagem e está ligada à experiência do usuário.


O processo de escolha exige pesquisa, observação e cuidado. Quando bem aplicada, a trilha sonora passa quase imperceptível aos ouvidos de quem assiste ao vídeo, pois ela combina com toda a produção e não gera desconforto.


Vídeo animado para a Doctor Clin, produzido pela Recstory


 

O motion graphics é uma técnica que está cada vez mais popular entre empresas e agências. E boa parte desse sucesso é resultado das vantagens que esse formato apresenta.


E se você ficou com vontade de produzir vídeos animados para a sua empresa, chame nossa equipe! A Recstory atende o mercado corporativo e publicitário, produzindo conteúdos criativos e de qualidade. Clique no botão abaixo e veja nossos trabalhos!


Comments


bottom of page