top of page
  • Foto do escritorRecstory

Do Full HD ao 4K: entenda as diferenças para filmagem - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: 9 de abr. de 2020


Resolução de câmeras para filmagem.

As tecnologias - e tudo que esteja interligado a ela - estão em constante aperfeiçoamento e desenvolvimento. E é compreensível que as empresas queiram estar na mesma frequência, se atualizando e aprimorando os serviços que entregam a seus clientes. Um exemplo aplicável são as resoluções existentes no mercado.

Muito se fala em TV com resolução HD, Full HD e 4K, mas as opções também estão disponíveis em outros equipamentos, como é o caso das câmeras profissionais, e é sobre isso que iremos falar neste artigo. Fique com a gente e entenda as diferenças da resolução Full HD e 4K para filmagem!


Para iniciarmos, vamos conceituar os pixels. Independente da resolução, são eles que a definem. Os pixels são pequenos pontinhos luminosos que, quando se ordenam, definem as imagens. A partir disso, quanto mais pixels existirem em uma tela, maior será a sua resolução.


Diferenças e especificações


Agora que você já sabe que é a quantidade de pixels que define uma resolução, vamos entender as diferenças do Full HD para o 4K.


Full HD

Quando falamos em resolução Full HD, estamos nos referindo a 1920 x 1080 colunas e linhas de pixels, respectivamente. Atualmente, praticamente todos os televisores e demais equipamentos utilizam essa resolução.


4K

Aos poucos, nota-se a inserção de aparelhos - sejam TVs ou câmeras profissionais - com a resolução 4K. De forma resumida, essa resolução é quatro vezes superior do que o conhecido Full HD, isso significa que pode captar detalhes ainda mais palpáveis. Enquanto a resolução 4K tem aproximadamente 8 milhões de pixels, o Full HD possui cerca de 2 milhões.


Equipamentos compatíveis


Com a intensificação do 4K, as empresas do segmento de equipamentos eletrônicos estão implementando, cada vez mais, a resolução em seus smartphones, televisões, câmeras, notebooks e computadores.

Se tratando de câmeras 4K, entre os modelos mais conhecidos e com ótimo custo benefício estão: Canon c500, Canon 1DC, estas são capazes de filmar e gerar arquivos nessa resolução. Já os modelos Nikon D7200, Canon T7i, Canon 6D Mark II, ainda são ótimas soluções que estão disponíveis para gravações em Full HD.


Considerações


Como o 4K permite captar imagens com resolução superior, demanda cartões de memória com capacidade acima dos convencionais e também, com velocidade de transferência de arquivos mais elevado. Ao gravar em 4K, é recomendável, ainda, que o computador disponível para o processo de edição seja potente, por se tratar de arquivos relativamente pesados.

Já a resolução Full HD oferece ficheiros de tamanho reduzido, tornando-se ideal para carregar e transmitir conteúdo online com facilidade.


Agora que você conhece as diferenças de cada resolução para filmagem, que tal começar a produzir vídeos para o seu negócio? Nós podemos te ajudar!

A produtora de vídeo Recstory auxilia a sua empresa na criação de vídeos. Saiba como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio.


1.742 visualizações0 comentário
bottom of page