top of page
  • Foto do escritorRecstory

Funções na produção: o que faz o sound designer? - Recstory



Nós já ressaltamos em artigos anteriores, a importância de um bom trabalho de áudio no meio audiovisual. Ter esse cuidado atencioso é crucial para manter o padrão de qualidade aliado ao vídeo e assim, garantir seu sucesso final.


E por trás de todo esse processo que envolve o áudio em um vídeo, existe um profissional chave: o sound designer. É ele quem planeja todos os elementos sonoros presentes no conteúdo e participa diretamente de todas as etapas de produção.


Continue a leitura para entender o que faz o sound designer!

 

A função do sound designer no audiovisual


Provavelmente, ao assistir um conteúdo audiovisual, você já notou o som de buzinas, da chuva, dos pássaros ou outros efeitos sonoros que ambientam a temática daquele material. Isso, e outras atribuições, se dão ao profissional de sound design.


Diferente do sonoplasta, o sound designer cria e produz todos os efeitos sonoros que farão parte de uma determinada obra audiovisual. É um profissional que, de forma geral, torna possível a sensação de ver com os ouvidos, de criar uma atmosfera que permite ao usuário uma imersão completa no conteúdo, gerando as mais diversas sensações.


Por ser a figura responsável por toda a parte de áudio de um vídeo, ele participa diretamente de todas as etapas que são necessárias para a construção da narrativa sonora. Apesar disso, sua presença costuma ser maior durante a fase de pós-produção, quando iniciam as etapas de efeito e trilha sonora.


Por conta disso, é comum que o sound designer e o diretor de som trabalhem juntos para planejar e definir a melhor combinação de elementos sonoros com os diálogos, ruídos e/ou som ambiente, em busca de uma melhor interpretação e gerando as sensações esperadas daquela obra audiovisual.

 

Com o aumento dos conteúdos em vídeo circulando pelo meio digital, tem crescido a procura por profissionais e produtoras de extremo profissionalismo para assim, alavancar a qualidade final dos vídeos e atrair ainda mais usuários para a marca. E isso mantém o mercado aquecido.


É hora de colocar a mão na massa e produzir vídeos para sua empresa agora mesmo! E a produtora de vídeo Recstory pode te ajudar!


Ao lado de profissionais experientes e extremamente qualificados, oferecemos serviços em produção de vídeos que transmitem a mensagem de cada empresa com criatividade e qualidade.


Veja nosso trabalho.

248 visualizações0 comentário
bottom of page