Potencializando seus vídeos com um bom trabalho de áudio - Recstory



Você, alguma vez, já consumiu alguma obra cinematográfica cujos elementos e efeitos sonoros lhe chamaram a atenção, certo? Podemos usar o exemplo dos efeitos de sonoplastia dos sabres de luz de Star Wars, dos dinossauros de Jurassic Park. Exemplos não faltam.


Mas trazendo o cenário para o ambiente digital, o som tem igual, ou até maior importância. Considerando que a web é um espaço concorrido, onde diversos anunciantes buscam atrair a atenção da audiência, é importante que o vídeo seja uma experiência completa de som e imagem.


Neste artigo você entenderá um pouco mais a respeito para potencializar seus vídeos com um bom trabalho de áudio!


O que é sonoplastia e o que abrange?


A sonoplastia abrange os processos de gravação, manipulação e produção de elementos de áudio e efeitos sonoros. E é responsável por dar vida à vídeos, filmes, jogos, transmissões ao vivo, rádio, entre outros materiais que recorrem ao som e a música.


Consiste, ainda, na criação de sons naturais a partir de objetos que, na teoria, não se relacionam com os sons que ouvimos em filmes, por exemplo. Como em Jurassic Park, onde foram utilizados vacas e vozes humanas para criar o som dos Tricerátops.


Quando a audiência se envolve com a sonoplastia de um vídeo ou obra cinematográfica, geralmente ela dedicará o dobro da sua atenção àquele conteúdo.


Por que a edição de áudio tão importante no audiovisual?


Responsável também por dar vida ao conteúdo audiovisual, o áudio consegue alinhar a narrativa em relação ao que o espectador deve sentir em cada momento: emoção, fúria, alegria, tristeza, etc.


O som do cinema nunca é meramente um acompanhamento, nunca meramente o que o gravador capturou quando a cena é rodada. O som de verdade não apenas se adiciona à imagem, ele a multiplica.

– Akira Kurasawa


O jogo de áudio, os elementos sonoros manipulam e direcionam as nossas emoções ao assistirmos uma obra audiovisual. E a audição do telespectador está diretamente ligada a atenção que dará para determinado conteúdo.


Potencialize seus vídeos com um bom trabalho de áudio


Agora que você sabe o que é sonoplastia, o que ela abrange e porque ela é tão importante no audiovisual, é hora de conferir algumas dicas para potencializar seus vídeos através do trabalho de áudio. Confira:


1. Analise o roteiro, os diálogos e demais cenas

Conhecer o roteiro, entender o que se espera que a audiência sinta em cada cena, ajuda a mapear detalhes que podem ser evidenciados com mais atenção para dar mais emoção e vida ao seu conteúdo através dos recursos sonoros.


2. Faça pesquisas e teste o que melhor funciona

Desde a trilha sonora, até efeitos pontuais, teste sempre. Separe opções para cada cena, elementos que complementem a mensagem que deve-se transmitir e descubra o que melhor funciona para seu vídeo e objetivos.


3. Faça ajustes de equalização e volume

Ajuste todos os elementos de áudio presentes no vídeo, para que fiquem harmoniosos e não causem uma sensação estranha para quem estiver assistindo. Isso vale para o volume e equalização do áudio do vídeo, da trilha sonora e demais elementos.


Se você chegou até aqui e ficou curioso para produzir seus vídeos, mas não tem a expertise com pós-produção e áudio, fique tranquilo!


A produtora de vídeo Recstory pode te ajudar!


Dispomos de uma vasta opção de produções audiovisuais, atendendo o mercado empresarial e publicitário em Novo Hamburgo/RS e Vale do Sinos.


Veja nosso trabalho.

https://www.recstory.com.br

1 visualização0 comentário