• Recstory

Iluminação para vídeo: tudo o que você precisa saber - Produtora de vídeo Recstory

Atualizado: Abr 9



Anteriormente, te mostramos 5 dicas para uma boa captação de imagens em locação externa, incluindo breves cuidados com a iluminação durante a gravação de um vídeo.

E esse é um ponto específico que requer cuidados atenciosos. A má iluminação de um vídeo pode prejudicar vários fatores, entre eles a sensação de falta de cuidado técnico e dificuldade de visualização do usuário, impactando negativamente sob o conteúdo audiovisual.

Neste artigo, reunimos algumas dicas sobre iluminação para vídeos que você precisa saber. Fique com a gente!


Importância de uma boa iluminação


Assim como as falhas e ruídos em um áudio causam desconforto, a iluminação, neste caso a falta ou excesso dela, pode causar uma sensação semelhante. Um vídeo mal iluminado tende a fazer o usuário forçar a visão para compreendê-lo e isso pode afetar a sua estratégia de comunicação e consequentemente, a conversão dos usuários. Por essa razão, estar atento à luminosidade de uma filmagem é fundamental.

O investimento em bons equipamentos ou a elaboração de um roteiro impecável, não garantem a qualidade de um vídeo. Uma iluminação bem planejada e disposta da maneira correta faz com que o usuário compreenda sobre o que se trata o material audiovisual com facilidade, além de gerar autoridade para a sua empresa.


Disposição da luz


Antes de iniciar a gravação de qualquer conteúdo, é necessário criar um esquema de como as luzes ficarão dispostas no set. O esquema de luz mais conhecido, é o de três pontos.


Luz principal: conhecida por dar destaque ao objeto, a luz principal é posicionada na lateral da câmera e é a partir dela que as outras luzes serão dispostas.


Luz de preenchimento: a partir do momento em que uma luz principal é posicionada, irão surgir sombras projetadas por ela ao redor do objeto, para isso utiliza-se a luz de preenchimento. Para suavizar as sombras, deve-se posicionar a luz de preenchimento ao lado da luz principal.


Luz de fundo: a última das três luzes, como o nome já diz, fica ao fundo do objeto, abaixo ou acima dele e é responsável por criar contraste entre o personagem e o fundo.


Tipos de luz


Para uma produção audiovisual, é extremamente importante diferenciar os tipos de luz existentes. A luz dura e a luz difusa são as mais recorrentes nas captações de vídeo.


Luz dura: essa luz é conhecida por agir diretamente sobre o objeto que está sendo filmado. Por essa razão deve haver cuidado ao utilizá-la, pois a luz dura produz uma sombra bastante forte.


Luz difusa: por outro lado há a luz difusa, que incide de forma mais suave ao objeto. A sombra produzida por essa luz é mais suave e menos artificial.


Equipamentos de iluminação


Por ser difícil de controlar, depender da luz externa em filmagens não é extremamente indicado. Mesmo entregando uma sensação agradável ao vídeo, esse tipo de iluminação pode trazer dificuldades durante o trabalho audiovisual, pois há oscilações causadas por nuvens, posição do sol e horário, por exemplo.

Para esse caso o recomendado é apostar na iluminação interna, que por ser artificial, é totalmente manipulável. São várias as opções de acessórios de iluminação disponíveis no mercado audiovisual atualmente, entre elas estão:


Softbox: o softbox é a opção mais encontrada em produções audiovisuais. Isso porque através desse equipamento de iluminação, é possível gerar uma luz suave e difusa à produção, além de ser fácil e prático de transportar.


Difusor: a luz dura, como é o caso dos painéis de LED, provoca sombras muito marcadas e para evitar isso os profissionais utilizam um acessório chamado difusor. O equipamento é capaz de suavizar a cena, tornando consequentemente, a luz mais difusa.


Rebatedor: o rebatedor pode auxiliar em produções internas, mas por sua versatilidade e praticidade, também é extremamente útil para uma captação de vídeo externa. O acessório pode variar de acordo com o resultado que deseja-se obter: o rebatedor branco é utilizado para uma luz difusa; o preto auxilia no aumento da sombra; o prata rebate a luz e o dourado "esquenta" a cena.


Fresnel: o fresnel é um dos refletores mais antigos que ainda seguem em uso no audiovisual. Este equipamento permite o ajuste do "foco" da luz, sendo este mais aberto ou mais fechado. Ao optar por um foco mais aberto, as luzes ficam semi-difusas e duras quando o foco está fechado.


Agora que você já conhece a importância de uma boa iluminação para vídeos, é hora de colocar a mão na massa e produzir conteúdos audiovisuais para sua empresa agora mesmo!

A produtora de vídeo Recstory auxilia a sua empresa na criação de vídeos. Saiba como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio.


https://www.recstory.com.br

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato conosco:

(51) 3035-7717

(51) 99539-9671

contato@recstory.com.br

Rua Flores da Cunha, 125

Novo Hamburgo - RS

Produtora de vídeo Recstory de Novo Hamburgo
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn

©2018 Recstory - Produtora de vídeo em Novo Hamburgo, realiza a produção de filmes institucionais, comerciais, vídeos animados e explicativos para empresas e agências de publicidade e propaganda no Rio Grande do Sul e para outras regiões do Brasil.

contato-produtora-videop